faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Hospital Samaritano Higienópolis homenageia profissionais da saúde em aniversário de 127 anos

fotos niver samaritano (6).jpg

O hospital Samaritano Higienópolis completa 127 anos em um momento em que a área da saúde e seus profissionais são essenciais e que seus colaboradores, em especial, marcam a história e a trajetória da unidade no enfrentamento à Covid-19. A tradição e memória da instituição, inaugurada em 1894 e que já passou por outros grandes desafios da medicina, deu espaço ao presente, onde os mais de 3 mil colaboradores conduziram com maestria a missão de atender, acolher e cuidar de seus pacientes. Em homenagem aos seus protagonistas, a unidade retrata imagens da realidade e cotidiano dessas pessoas nos últimos meses, projetadas também em seu salão da entrada principal.

Por trás das máscaras, as expressões desses profissionais se destacam em mais de 700 imagens espontâneas que refletem as suas reações em diversas situações, entre olhares compenetrados, engajados, preocupados e entusiasmados. “Enfatizamos o nosso profundo agradecimento ao nosso time, que se dedicou em um ano tão importante para a saúde e que foi motivo de gratidão, confiança e esperança para muitas famílias”, diz Fábio Katayama, diretor executivo da unidade.

Além do conhecimento da assistência e qualidade clínica das equipes e do centro de excelência, a humanização foi um diferencial. “A nossa linha de frente foi e está sendo fundamental neste momento e é formada por profissionais da limpeza, cozinha, médicos, enfermeiros, equipes multidisciplinares e área administrativa que estão nas unidades de internação, terapia intensiva, emergências, cirúrgicas e diagnósticas”, diz Maurício Jordão, diretor médico do hospital.

O hospital Samaritano Higienópolis adotou uma série de medidas durante a pandemia para receber seus pacientes com total segurança. Muito fluxos foram individualizados desde as consultas até as cirurgias e exames. Os horários destes atendimentos foram espaçados; ações como a coleta de PCR – COVID19 antes de cada cirurgia eletiva; e as admissões são adiantadas através de check-in telefônico.

Tradição e pioneirismo

Todos esses anos de tradição do Samaritano Higienópolis refletem hoje um legado de muita experiência, pioneirismo e referência na saúde.

Na mesma data de fundação da cidade de São Paulo, a instituição nasceu do desejo do chinês José Pereira Achao de oferecer um serviço hospitalar de qualidade aos imigrantes de todas as nacionalidades e credos que escolheram a cidade para viver e trabalhar. O livro de registros de Movimento de 1894, hoje no acervo do hospital, mostra algumas curiosidades daquele tempo, como o tipo de doença mais comum em internações, a Febre Tifoide. Considerado uma região insalubre nas últimas décadas do século 19, o Brasil recebia muitos viajantes que chegavam de navio da Europa e Estados Unidos. Entre antigas doenças crônicas, figuravam a varíola, tuberculose e as epidemias devastadoras de peste, cólera e febre amarela.

A enfermagem, serviço valorizado e muito comentado atualmente na pandemia, também tem um espaço especial na memória do hospital. O Samaritano foi palco do desenvolvimento da enfermagem leiga e profissionalizada no Brasil. Em 1899, com apenas cinco anos de atividade, o hospital já contava com seis enfermeiras e começava a procurar outras profissionais na Escócia, Alemanha e Inglaterra. Nem sempre era fácil encontrar enfermeiras recém-formadas com interesse e disponibilidade para trabalhar no Brasil durante alguns anos.

O hospital também crescia e foram recrutadas jovens brasileiras para serem treinadas. Depois de um curso básico de três anos, mais prático do que teórico, recebiam o diploma de habilitação como enfermeiras profissionais ou auxiliares de enfermagem expedido pelo hospital. Era um novo campo profissional para as mulheres. A participação das enfermeiras teve um sentido especial nesta trajetória, registrado em cartas, diários, depoimentos, e anotações pessoais, que hoje figuram no acervo do hospital.

Conquistas recentes do hospital Samaritano Higienópolis

Durante o ano de 2020 o Hospital Samaritano Higienópolis teve algumas importantes conquistas, entre elas, a publicação de um estudo sobre Transplante de Rim Pediátrico na revista Transplantation com o reconhecimento de sua excelência no editorial da revista, no mês de julho, que é um dos mais influentes jornais científicos internacionais, com destaque para a estratégia e resultados da unidade em habilitar e acelerar o transplante renal em crianças de baixo peso, com menos de 15 Kg, assim como a organização de uma rede de transplante e capacitação de profissionais.

Em outubro, a unidade também foi reconhecida como Centro de Treinamento Internacional para profissionais da especialidade de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial. A manutenção da certificação da International Bone Research Association (IBRA) colocou a instituição em uma seleta lista de 9 centros, divididos em países como Áustria, França, Alemanha, Itália, Suíça e Reino Unido.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar