faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Exército espanhol abre portas para o mercado brasileiro de equipamentos médico-hospitalares no sistema OTAN

exercito.jpg

Instituição elegeu a Instramed como fornecedora de Desfibriladores Externos Automáticos (DEA)

Em uma iniciativa inédita, o Exército de Terra da Espanha abriu portas para o mercado brasileiro de equipamentos médico-hospitalares, elegendo a empresa Instramed como fornecedora de Desfibriladores Externos Automáticos (DEA). O acordo pioneiro não apenas destaca a excelência e a inovação dos produtos nacionais, mas também serve como marco para futuras oportunidades de negócios do País com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

"A conquista deste contrato internacional não apenas fortalece nossa posição no mercado, mas também destaca o potencial da indústria brasileira no setor médico-hospitalar. Estamos entusiasmados com as oportunidades que se abrem nos países membros da maior organização político-militar do mundo", destacou Denis Barbosa, CEO da Instramed.

Isso porque, segundo Barbosa, a empresa passou por um rigoroso processo de homologação junto à OTAN, o que agora incorpora a indústria brasileira à prestigiosa lista de preferências comerciais da organização. A contratação aconteceu em setembro do ano passado, quando a empresa, por intermédio de um de seus distribuidores, venceu um processo de licitação para fornecimento de DEAs, juntamente com serviços de manutenção preventiva e revisão, ao exército espanhol.

A demanda estimada inicialmente era de aproximadamente 480 desfibriladores. Após um ano, as forças armadas da Espanha superaram as expectativas, resultando em um pedido de ampliação em 25% do escopo inicial, totalizando 660 unidades. O último lote de equipamentos deste contrato deve entregue neste mês de novembro.

Equipamento essencial

A aquisição de DEAs pelo Exército de Terra da Espanha reflete um compromisso com a prontidão operacional e a segurança das tropas em missões e treinamentos intensivos. Além de aumentar a resiliência das forças armadas em situações de emergência, a presença desses equipamentos é essencial para garantir uma resposta rápida e eficaz em casos de paradas cardíacas súbitas, uma das principais causas de morte em situações de estresse extremo.

“A mobilidade e a facilidade de uso dos DEAs os tornam também ferramentas indispensáveis em operações em terrenos variados, onde a rapidez na resposta pode ser vital. Cumprindo rigorosos padrões internacionais de saúde e segurança, o Exército Espanhol, ao integrar os DEAs em suas operações, demonstrou uma responsabilidade inabalável com o bem-estar de seus membros”, explicou o CEO da Instramed.

Essa ação, complementa Denis Barbosa, não apenas fortalece as capacidades médicas do exército, mas também facilita o treinamento contínuo em primeiros socorros e técnicas de ressuscitação, assegurando que cada membro da tropa esteja preparado para agir em momentos críticos.

Demanda global

O mercado global de desfibriladores está projetado para experimentar um crescimento exponencial, aumentando de US$ 12,71 bilhões em 2023 para US$ 18 bilhões até 2028, com uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 7,20%, segundo um relatório da Mordor Intelligence. Este crescimento é impulsionado pelo aumento da prevalência de doenças cardiovasculares e avanços tecnológicos na área de desfibriladores.

Conforme dados da British Heart Foundation (BHF) presentes no mesmo estudo, em 2022, a prevalência de doenças cardíacas e circulatórias alcançava 46 milhões na América do Norte, 99 milhões na Europa, 58 milhões na África, 32 milhões na América do Sul, e impressionantes 310 milhões entre Ásia e Austrália.

Além disso, a demanda por esses equipamentos pode ser impulsionada pela necessidade de prontidão em cenários de instabilidade global e tensões geopolíticas. Desde o início da guerra entre Ucrânia e Rússia, forças armadas de todo o mundo têm buscado fortalecer suas capacidades de resposta rápida e eficaz em situações de emergência, o que inclui estar bem equipado para lidar com questões médicas no campo de batalha ou em missões de paz.

A empresa

A entrada no mercado da União Europeia representa um avanço significativo no processo de internacionalização da Instramed, uma empresa que, ao longo de quase quatro décadas, tem se dedicado ao desenvolvimento de tecnologias avançadas para satisfazer as crescentes necessidades do setor de saúde, dos profissionais da área e das exigências regulatórias.      

“Graças a um legado de trabalho árduo, dedicação e a construção de uma sólida reputação, conquistamos a confiança necessária para expandir nossos horizontes e estabelecer uma presença marcante na Europa, unindo as palavras Exército Espanhol, OTAN, Instramed e Equipamentos Médicos em uma única e poderosa narrativa", celebra Denis Barbosa

No Brasil, a empresa se destaca por atender uma ampla gama de clientes, sendo as unidades públicas seus maiores em termos de parque instalado. Entre eles, destacam-se a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB) e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), que contam com uma variedade de equipamentos fornecidos pela Instramed.

No setor privado, a Instramed tem como um de seus principais clientes a rede DASA, uma das maiores redes de saúde integrada do Brasil. Quando o assunto é Desfibrilador Externo Automático, a empresa atende a rede de academias SmartFit em todo o território nacional, proporcionando segurança e prontidão para atendimentos de emergência em casos de parada cardíaca súbita, um diferencial importante para locais com grande circulação de pessoas.