faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Bushido e o mundo dos negócios

Article-Bushido e o mundo dos negócios

Praticar artes marciais quando criança já foi muito comum, principalmente judô e karatê, eu mesmo já passei por isso e pratico desde a adolescência. Ao perguntar aos pais notamos que o benefício percebido mais comum é a disciplina, principalmente nas práticas de origem asiática. Além da disciplina, o respeito também presente nos tatames.

Há uma explicação pra isso. Artes marciais como o Karatê são pautados no código de conduta dos samurais, que deve ser um guerreiro leal a seu senhor feudal (Daimyo), comandante do exército (Shogun) e ao Imperador. Esse código é conhecido como Bushido.

O Bushido se apoia em 7 principais virtudes que todo samurai devia ter, por isso decidi escrever sobre eles, pois essas características podem ser treinadas e utilizadas no dia-a-dia de qualquer grande líder.

GI (Integridade)

Um verdadeiro líder deve ser honesto sempre, acreditar em justiça. Os samurais consideravam todos os pontos de vista com profunda honestidade, justiça e integridade. Se tomou uma decisão, mantenha-se íntegro e sua equipe o seguirá.

REI (Respeito)

Grandes líderes não veem necessidade de serem cruéis, não precisam provar seu poder. São respeitados pela maneira com que tratam as pessoas, sejam aliados ou inimigos de mercado.  A real força aparece nos momentos mais difíceis.

YU (Coragem)

Liderar exige que não se tenha medo de assumir riscos. Ter coragem é viver de maneira plena e livre, é inteligente e forte, ao contrário do que algumas pessoas pensam, que é fechar os olhos para os perigos.

MEIYO (Honra)

Guerreiros tem apenas um regulador de justiça e honra, si mesmos. As decisões que toma e como as conduz, são determinantes para definir quem são. Nunca conseguimos nos esconder de nós mesmos, mesmo que queiramos.

JIN (Compaixão)

Subir na carreira, se tornar o líder, requer muito estudo, treino e trabalho. Habilidades únicas são desenvolvidas e o indivíduo deixa de ser como a maioria das pessoas. Esse poder conquistado deve ser usado para o bem, com compaixão, gerando oportunidades de crescimento para seus colegas.

MAKOTO (Honestidade e sinceridade)

Quando um samurai dizia que ia fazer algo, poderia se considerar feito. Nada era capaz de impedi-los, assim como acontece com muitos líderes, não há o que os tire do caminho. “Falar e fazer fazem parte da mesma ação.”

CHU (Dever e Lealdade)

Assuma, seja responsável por tudo que faz ou fala, independente das consequências que possam vir a ter. Líderes devem ser leais a todos aqueles que estejam sob seu comando.

Conclusão, liderar não é fácil, requer muita disciplina, determinação e paciência, sem falar na coleção dos valores corretos. No Empreender Saúde criamos uma filosofia de busca pela excelência, o que leva à fusão de diversos pilares do Bushido. E você, o que tem feito para se tornar um grande líder?

TAG: Liderança