faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Einstein discute papel da engenharia clínica no ambiente hospitalar

Simpósio abordará desde as novas atribuições do engenheiro clínico até os últimos avanços em tecnologias médicas

Conhecer como a integração do engenheiro clínico com a equipe médica pode influenciar positivamente no bem-estar do paciente, tanto no aprimoramento da infra-estrutura hospitalar como na definição de estratégias de avaliação tecnológica. Esses e outros temas serão amplamente discutidos durante o III Simpósio Internacional de Engenharia Clínica, promovido pelo Hospital Israelita Albert Einstein. O evento acontece nos dias 17 e 18 de outubro, no Hotel Crowne Plaza, em São Paulo. A engenharia clínica apóia a equipe médica em todos os procedimentos, fundamentalmente no aspecto técnico, visto que a cada dia há necessidade de aprender a lidar com novas tecnologias. O objetivo é garantir o uso seguro e eficaz de equipamentos, assegurando o pronto atendimento e o bem-estar do paciente.
O simpósio também abordará os últimos avanços em digitalização de exames radiológicos, como ressonância magnética, tomografia multislice, radiologia computadorizada, angiografia e outros. Consultores e técnicos estrangeiros vão apresentar cases em engenharia clínica implementados na Universidade de Copiene (França) e no Texas Children Hospital (EUA).
No Einstein, os cerca de 7 mil equipamentos ficam sob os cuidados de uma equipe de técnicos e engenheiros, divididos por setores: tratamento e terapia, centro cirúrgico, imagem, gasoterapia e física médica. O engenheiro clínico está envolvido desde a compra do aparelho, passando pela instalação, capacitação do usuário até a manutenção preventiva.

TAG: Hospital