faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Em meio a pandemia, startup oferece pacote de saúde mental a colaboradores e aumenta índice de satisfação

dreamstime_xl_56480045.jpg

Meditação e serviços de assistência social foram atividades adotadas pela empresa que fizeram o percentual de satisfação crescer em mais de 10%.

No ano da pandemia, a saúde mental foi um assunto muito comentado. Isso porque muitas empresas e profissionais foram impactados pela necessidade do isolamento social, que afetou o emocional de muitas pessoas e exigiu ainda mais cuidado dos gestores. Para a Tecnofit, startup de gestão fitness, a realidade não foi diferente. Porém, algo que a deixou à frente de muitas empresas foi o fato de já ter uma iniciativa empresarial em relação à saúde mental. Na cultura da equipe, esse cuidado já existia muito antes da pandemia acontecer. E em 2020, o núcleo de recursos humanos intensificou ainda mais essas ações, resultando em um aumento na satisfação dos colaboradores de 84% para 95% - dado alcançado em menos de um ano, ao longo da pandemia.

O pacote de ações que fez a Tecnofit melhorar a satisfação de seus funcionários foi todo pensado para que esses tempos marcados por ansiedade, solidão e home office não afetassem o psicológico dos seus colaboradores. Por isso a empresa ofertou aulas de meditação on-line; serviço psicológico por telefone em qualquer hora do dia; assistência social, jurídica e financeira; ações mensais com familiares e animais de estimação; e também o incentivo à atividade física. 

De acordo com a Fernanda Chaerki, gerente de RH da Tecnofit, o conjunto dessas atividades fez com que o tópico "saúde mental" chegasse a 90% de satisfação entre os funcionários. No início de 2020 o índice era de 81%."Foi uma grande conquista chegar a esse índice tão alto de satisfação em meio a pandemia. Saber que o nosso time está mais fortalecido, mesmo em meio ao caos, é o que nos conforta. Sempre priorizamos o melhor para a saúde mental dos nossos colaboradores e, em 2020, tivemos que mudar ainda muitas coisas internas, até mesmo a nossa forma de pensar. Teve um momento que a gente precisou estar mais atento para acolher as dores e a solidão e olhar para a situação de cada colaborador. Acredito que esse pacote de ideias foi essencial para que a Tecnofit continuasse a crescer como um todo", explica Fernanda.

A consequência desse cuidado com os funcionários também apareceu no Glassdoor - um dos maiores sites de vagas e recrutamento e que mensura notas de funcionários e ex-colaboradores anônimos. O aumento foi de meio ponto em um ano, que segundo a especialista, é considerado um crescimento muito alto para o mercado. Hoje, a nota da Tecnofit é 4,7 - uma das maiores notas já registradas no portal, que contabiliza a pontuação de zero a cinco pontos.

Abraçar as dores dos funcionários como tática de conforto para o trabalho remoto

De acordo com a pesquisa mensal feita internamente pela Tecnofit, acolher os funcionários é um dos quesitos mais bem avaliados pelos colaboradores. Segundo Fernanda, tudo começou quando o RH, no início da pandemia, atendeu as necessidades de cada um em casa, providenciando um bom ambiente de trabalho a todos. Depois disso, foram feitos eventos on-line, atividades internas e até meditação. Essa última, inclusive, foi uma das recentes apostas da startup para trazer algo novo para seus colaboradores. O intuito é apresentar técnicas de respiração e concentração aos funcionários, para promover o bem estar de todos. A meditação acontece uma vez por semana e tem a participação em média 20% dos funcionários. 

Para a colaboradora Ligia Pimenta, essa alternativa tem ajudado muito na sua rotina dentro da empresa."Eu sempre fui a favor de meditação e práticas mais naturais para o equilíbrio do corpo e da mente. Como eu sou muito agitada, essas práticas me ajudam muito e foi ótimo ter essa dinâmica no trabalho. O nosso instrutor traz técnicas de respiração, observação e concentração que conseguimos aplicar no dia a dia. É uma forma de diminuir a ansiedade e consequentemente gerar mais produtividade no trabalho", conta Ligia.

Outra atitude importante que é parte do pacote de saúde mental foi cuidar da assistência psicológica dos funcionários de forma integral. Em 2020, a Tecnofit fez uma parceria com a Sodexo - empresa de serviço de alimentação e gestão de facilidades do mundo - que ofereceu aos funcionários o apoio pass (serviço psicológico feito por telefone 24h por dia) e as assistências social, jurídica e financeira.

Além disso, pensando em amenizar a solidão dos funcionários, a empresa promoveu ações on-line - como cafés e happy hour,  rodas de conversas, campeonatos de jogos e ainda ações mensais de integração dos funcionários e seus familiares. Para aqueles que não se adaptaram com o home office, a empresa também permitiu que trabalhassem de forma híbrida, sempre alternando as equipes para que a segurança de todos fosse mantida.

“Procuramos criar momentos de troca de experiências na área profissional e pessoal, para criar uma válvula de escape que amenizasse o estresse e a ansiedade na hora do trabalho. Além disso, criamos ações que incentivassem o lazer - da maneira como era possível - para que eles conseguissem curtir o momento em família e esquecessem um pouco o trabalho. Ao longo do ano enviamos, por exemplo, para as casas dos colaboradores pizzas e baldinhos de pipoca para estimular o descanso e um momento de relaxamento", relata Fernanda.

Para esse ano, a Tecnofit continuará com todo esse planejamento envolvendo o cuidado da saúde mental dos funcionários. A ideia é aderir todas essas ações à rotina dos colaboradores estando eles trabalhando de forma remota, por conta da pandemia, ou até mesmo presencial quando tudo passar.

Sobre a Tecnofit      

A Tecnofit é um sistema de gestão de negócios fitness totalmente on-line criado pelo programador Anderson Cichon e por Antonio Maganhotte Junior, sócio fundador do EBANX. Com o sistema, o gestor controla diversas áreas como financeiro, vendas, relacionamento, programa de fidelidade, agenda de turmas, fichas de treinos e muitas outras funcionalidades. Aliado a ele, existe também o aplicativo Tecnofit Gestão, que complementa a administração do negócio com total mobilidade, e o aplicativo Tecnofit destinado para o aluno, que controla ficha de exercícios, avaliação física, resultados, check-in nas aulas, contratos e renovação de planos.  A empresa ainda tem outros aplicativos: o Tecnofit Box, voltado para alunos de CrossFit; e o Personal, feito para a gestão e controle para personal trainers.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar