faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

EY anuncia o Empreendedor do Ano Global em 2021

Article-EY anuncia o Empreendedor do Ano Global em 2021

Coreia do Sul - JungJin SEO.jpg
Evento contou com a participação de empreendedores de mais de 30 países, incluindo o Brasil. Iniciativa anual busca reconhecer a história de inspiração de empreendedores que se destacam pelo modelo de liderança adotado na condução de seus negócios

O empresário sul-coreano JungJin SEO, presidente honorário do Celltrion Group, foi o vencedor do Empreendedor do Ano Global (EY World Entrepreneur Of The Year), anunciado durante evento virtual realizado nesta quinta-feira (10/06) pela EY, líder global em serviços de auditoria e consultoria, e transmitido pela CNBC. A disputa envolveu outros 36 finalistas e foi acompanhada por milhares de espectadores. O brasileiro Pedro de Godoy Bueno, CEO do Grupo DASA, do setor de saúde, foi o representante do Brasil na etapa mundial. O executivo foi um dos responsáveis diretos pelo crescimento e modernização do negócio na última década.

JungJin SEO fundou Celltrion Group aos 45 anos de idade, após ouvir um cientista falar sobre o futuro da medicina. Hoje, a Celltrion é uma empresa global e multibilionária, especializada no desenvolvimento de medicamentos inovadores, destinados ao tratamento de doenças autoimunes, além do câncer e a Covid-19. JungJin acredita que a indústria tem o dever de ajudar o mundo, principalmente no momento atual. No decorrer da pandemia, a Celltrion liderou o desenvolvimento de um tratamento com anticorpos para o novo coronavírus, tendo sido aprovado para uso na Coreia do Sul e oferecido pelo custo de produção.

"Estou muito feliz e honrado por representar não apenas o meu país com este prêmio, mas tantos jovens empreendedores sul-coreanos, pois acredito que isso possa trazer esperança para eles. Depois da Guerra da Coreia, nosso país tornou-se um dos mais pobres do mundo e todos tinham a missão de reerguê-lo. O segundo passo foi transformá-lo e o terceiro era torná-lo melhor, de modo que os jovens tivessem mais oportunidades, com chances iguais e justas. Acredito que nós, representantes do Empreendedor do Ano, temos como missão apoiar os jovens a seguir o mesmo caminho", disse JungJin em seu discurso de agradecimento.

"A etapa internacional do Empreendedor do Ano é uma celebração ao espírito empreendedor. Ao reunirmos os ganhadores de todos os países participantes, compartilhamos histórias inspiradoras e homenageamos aqueles que transformam o ambiente empresarial com uma visão ampla de negócios. Um dos pontos altos do evento é o anúncio do vencedor em nível global. Na EY, acreditamos que valorizar e reconhecer as diferentes histórias de empreendedores de diversos países do mundo é um caminho para inspirar outras pessoas a seguirem a mesma jornada de sucesso, contribuindo, dessa forma, para um mundo de negócios cada vez melhor", destaca Luiz Sérgio Vieira, CEO da EY Brasil.

Histórico do prêmio

Criado em 1986, o Programa Empreendedor do Ano (EOY) surgiu nos Estados Unidos com o propósito de identificar e reconhecer líderes empresariais de diversos setores, e que se destacavam pela criatividade com que conduziam seus negócios. Com o sucesso da iniciativa, outras unidades da EY ao redor do mundo passaram a fazer o mesmo junto aos empreendedores locais, reconhecendo aqueles que se destacam por transformar mercados e gerar impactos positivos na sociedade. No Brasil, o Empreendedor do Ano é realizado desde 1998, com mais de 300 executivos brasileiros homenageados e reconhecidos pela EY desde então. Em 2001, foi criado o World Entrepreneur of the Year, a etapa internacional da premiação.

Homenageados nas últimas edições do World Entrepreneur Of The Year

• 2020: Kiran Mazumdar-Shaw, Biocon (farmácia), Índia
• 2019: Brad Keywell, Uptake Technologies (tecnologia), Estados Unidos
• 2018: Rubens Menin, MRV Engenharia (construção), Brasil
• 2017: Murad Al-Katib, AGT Foods (exportação de alimentos), Canadá
• 2016: Many Stul, Moose Enterprise Holdings (brinquedos), Austrália
• 2015: Mohed Altrad, Altrad (construção), França
• 2014: Uday Kotak, Kotak Mahindra Bank (finanças), Índia
• 2013: Hamdi Ulukaya, Chobani (iogurte grego), Estados Unidos
• 2012: James Mwangi, Equity Bank Limited (microcrédito), Quênia
• 2011: Olivia Lum, Hyflux Limited (energia limpa), Singapura
• 2010: Michael Spencer, ICAP plc (finanças), Reino Unido