faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Governo estuda criação de portal para reduzir gastos com medicamentos

TAG: Hospital
Sistema vai apresentar lista dos medicamentos adquiridos pelo Estado como forma de facilitar as negociações com os fornecedores

Os medicamentos comprados pela rede pública de saúde podem sofrer este ano uma redução de até 60% no preço com a criação de um portal para centralizar as informações referentes às compras efetivadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com informações da Agência Brasil, o objetivo do governo é criar em 2005 o chamado Portal de Compras de Medicamentos, sistema que vai apresentar uma lista dos medicamentos adquiridos pelo governo, estados e municípios como forma de facilitar as negociações com os fornecedores e, como conseqüência, reduzir o preço para os compradores. A expectativa do secretário Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna, é que a redução chegue a 60% em alguns municípios, mas ele prevê como média para o país a queda de 20% no preço dos medicamentos.
Santanna ressaltou que o SUS gasta anualmente recursos da ordem de R$ 13 bilhões para a compra de medicamentos e materiais hospitalares. Desse total, o órgão compra diretamente R$ 2,5 bilhões e repassa aos estados e municípios o valor restante para as aquisições.
Segundo o secretário, a redução do preço dos medicamentos vai ocorrer à medida que os agentes de saúde passem a acompanhar a rotina de compras pelos diversos estados e municípios. Isso porque os agentes podem utilizar esse banco de dados para entender quem faz as melhores compras e será possível compartilhar esse processo de preços, que permite que um município que não tem escala possa se agregar a uma compra de grande escala do Ministério e obter aquele medicamento a um preço muito mais razoável. O portal poderá ser acessado por todos os agentes compradores do SUS nos estados e municípios.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar