faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

O Desafio do Paciente Crônico, Diabetes

Article-O Desafio do Paciente Crônico, Diabetes

O desafio do paciente crônico, diabetes
Pesquisadores da Boston University criaram um "pâncreas biônico": o dispositivo é capaz de fazer o ajuste de dosagem hormonal a cada 5 minutos e impedir a ocorrência de hiper ou hipoglicemia.

O diabetes é uma doença crônica de alta prevalência no nosso meio. Ela se divide em tipo 1 e tipo 2, sendo que o tipo 2 constitui aproximadamente 90% dos casos de diabetes. De modo grosseiro, o tipo 1 é pela ausência de insulina e o tipo 2, pela modificação dos receptores celulares à insulina. É uma doença com componente genético e ambiental, isto é, os seus hábitos e o meio influenciam no aparecimento da doença.

As consequências da glicemia desregulada do diabetes podem aparecer nos nervos, olhos, sistema imune e rins, dentre outros sistemas. Por isso, o controle fino, tal como o nosso corpo faz - a homeostase - é importante. Atualmente, para o tratamento do diabetes tipo 1, nós usamos a injeção de insulina. No entanto, neste método o controle fino é dificultado pela dificuldade no monitoramento. Para superar este desafio, pesquisadores da Boston University criaram um "pâncreas biônico": o dispositivo é capaz de fazer o ajuste de dosagem hormonal a cada 5 minutos e impedir a ocorrência de hiper ou hipoglicemia. O dispositivo já passou por diferentes testes clínicos e já saiu uma publicação no New England Journal of Medicine (NEJM).

Uma ferramenta que precisamos utilizar mais quando se estuda o diabetes é a combinação do analytics com saúde populacional. Deste modo podemos observar tendências e características de um determinado grupo populacional, trabalhar com prevenção e aumentar a qualidade de vida do paciente. Um artigo recente no MedScape diz que 10% dos americanos possuem diabetes e que 25% destes não sabem. Em números absolutos, podemos dizer que 30 milhões de americanos têm diabetes e 7,5 milhões deles nem sequer têm ideia da condição patológica. Outra pesquisa do Optum revelou que em 2012 o custo de diabetes não diagnosticadas para o sistema de saúde nos Estados Unidos foi de 245 bilhões de dólares.

Precisamos criar mecanismos de tratamento de melhor controle e que preferencialmente trabalhe na prevenção. Um concurso como o Desafio de Design, Data e Diabetes (DDD Challenge) da farmacêutica Sanofi, em que pessoas submetem projetos distintos almejando o tratamento pode ser uma ferramenta de estudo tanto da saúde populacional quanto de melhores práticas.

Assista o vídeo aqui:

[vimeo]http://vimeo.com/25434364[/vimeo]


Fontes:

http://www.datadesigndiabetes.com/

http://www.artificialpancreas.org/Home_Page.html

http://www.jwatch.org/fw108940/2014/06/16/bionic-pancreas-associated-with-better-glycemic-control?query=pfw

TAG: Geral