O Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC),de São Paulo, acaba de receber a Acreditação Plena, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Para conquistar a certificação, o HAOC teve de passar por uma minuciosa avaliação de todos os serviços e setores, inclusive os terceirizados, além de garantir uma interação harmônica entre todas suas áreas.
"O envolvimento para este trabalho foi total", afirma Sr. Gunter Kreinberg, presidente do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, "Lançamos o desafio e todas as equipes do hospital responderam com uma integração multidiciplinar".
Para Fátima Gerolin, gerente de qualidade do HAOC, a Acreditação Plena é um prêmio para todos os profissionais envolvidos no processo, que durou cerca de um ano, estimulando todas as áreas do hospital na melhoria contínua da qualidade assistencial com o objetivo de atingir os padrões mais elevados de reconhecimento.
O Oswaldo Cruz possui 200 leitos, cerca de 1.300 funcionários e 1.500 médicos cadastrados. Em 2003, foram realizadas mais de 13 mil cirurgias, 115 mil diagnósticos por imagem, cinco mil quimioterapias, 15.700 internações e mais de 50 mil registros no Pronto Atendimento.
O HAOC inaugurou recentemente um edifício de 14 andares com: Centro Cirúrgico, Centro de Esterilização de Materiais, Unidade de Terapia Intensiva, Day Clinic, Centro de Check Up, Setor de Litotripsia, Unidade de Quimioterapia, Instituto de Cardiologia, Centro de Ortopedia, Unidades de Internação, auditório e um anfiteatro modernamente equipado para telemedicina.
A previsão para 2004 é a conclusão de um novo edifício, com o objetivo de aperfeiçoar mais ainda o serviço de apoio, além de racionalizar e reduzir custos operacionais, mantendo a qualidade e segurança de seus serviços à disposição de médicos e pacientes.