faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

6 Lições de Empreendedor pra Empreendedor

Article-6 Lições de Empreendedor pra Empreendedor

Alguns de vocês já devem acompanhar o EmpreenderSaúde há alguns meses, outros há alguns anos, para outros esse talvez seja o primeiro artigo que está lendo no nosso site.

A história curta é que esse site foi criado por 2 médicos em 2010 e se tornou um dos principais portais de notícias em saúde no Brasil, principalmente focado em tecnologias e startups / novos negócios.

Então, de Empreendedor para Empreendedor, resolvi compartilhar algumas lições que aprendi com a empresa, e com as tantas outras empresas que conhecemos todos os dias (o EmpreenderSaúde tem hoje um database de mais de 400 startups de saúde no Brasil). Algumas dessas dicas (ou todas elas) são repetidas de muitos outros empreendedores, mas aprender na prática faz toda a diferença.

1. Paixão

De novo, parece fluffy, mas estamos no EmpreenderSaúde há 3 anos e meio e não tiramos quase nada de dinheiro do negócio. Reinvestimos praticamente tudo e continuamos a investir. Cada sócio teve seus ups and downs na vida (casamento, ganhar namoradas, perder namoradas etc - eu mesmo tive 2 namoradas - você pode encontrar os nomes delas pelo site - até encontrar a terceira que se tornou minha linda esposa, mas o EmpreenderSaúde foi fiel a mim todos esses 3 anos e meio), e mesmo com todas as mudanças que tivemos na vida, o site permaneceu conosco, organizamos os mais diferentes eventos com parceiros como Roche, Cerner, Ministro da Saúde, IBM Venture Capital, Hospital Sírio-Libanês etc, e criamos uma rede e credibilidade que poucos tem no país. Acreditamos em um jornalismo de qualidade, honesto, humilde, sério e relevante, e que é mais do que a palavra jornalismo pode descrever.

2. Persistência

Essa é a primeira consequência da paixão. Fazemos isso há tanto tempo que a maioria das pessoas bem antenadas do país liga o nosso nome à inovação e empreendedorismo em saúde com muita facilidade. Estamos esse ano nos principais eventos de saúde do país (Hospitalar e JPR são um exemplo), falando exatamente desse tema. E te desafio a pensar em muitos outros nomes além do nosso quando te pedirem. Não que sejamos perfeitos, estamos muito longe disso. Somos persistentes e apaixonados, e é só. E sabemos que as coisas levam tempo.

3. Empreender é um full-time job

Não acredite em part-time entrepreneurs. Conhecemos vários durante nossa jornada e isso não funciona. E no último mês de trabalho pudemos perceber isso. O EmpreenderSaúde pela maior parte desses anos foi um side-job, enquanto fiz Medicina, fiz MBA, fui médico da Força Aerea, entre outras coisas, e há 4 semanas montamos nosso primeiro escritório e o resultado já se mostrou: crescemos 60% os acessos do site em 1 mês, e o mês ainda nem terminou. De acordo com um dos principais rankings de relevância na internet, seremos o principal portal de negócios em saúde muito em breve, então se esse é o primeiro artigo nosso que está lendo, é melhor se acostumar com as engrenagens verdes, estudantes de medicina, e artigos do Google, do Matrix ou do Arnold Schwarzenegger (bem compensados por artigos que incluem Ana Maria Malik, Gonzalo Vecina, e alguns dos nossos sérios ídolos da saúde do Brasil).

4. Foco. Foco. Foco

Deixe os concorrentes se matarem pelo mesmo mercado, enquanto você navega um oceano azul. Enxergamos há muito tempo que a TI em Saúde iria crescer exponencialmente e que tecnologia ia se tornar um assunto de interesse de todos (você já deve ter ouvido falar da história da avó de alguém que tem facebook).

5. Time

Boa parte do nosso sucesso se deve ao time apaixonado e inteligente que temos. Temos boas discussões (ontem tivemos um seminário que começou falando sobre o funcionamento estrutural de um fundo de venture capital e terminou discutindo a melhor maneira de se sequenciar DNA - incluindo éxons, 23andme e por ai em diante, passando por public speaking e metodologias de avaliação de tecnologias mHealth presentes da literatura). Time é algo dificil de se selecionar. Cada empreendedor tem a sua regra, e todas incluem “Demita rápido quando o cárater é um problema”. Eu concordo com a última e sou da regra: convide os apaixonados e arrume a festa.

6. Monetização

Acho que esse é o último dos fatores realmente importantes. Por muito tempo não focamos em monetizar, mas, usando a metáfora da festa, não monetizar em algum ponto se torna organizar a festa e esquecer dos brigadeiros. E quanto mais brigadeiros tiver, mais gente pode realmente se juntar à festa e fazer coisas inesqueciveis. Para monetizar, só ouvi uma regra que realmente fez sentido até hoje, do Daniel Kivatinos, do DrChronos, quando lhe perguntei qual foi a coisa mais importante que eles aprenderam com Paul Graham, ex-diretor geral e fundador da aceleradora-incubadora Y Combinator:”seu cliente é o cara que paga a sua conta”.

Artigo leve, mas muito importante, pra quem não conseguiu um melhor programa de domingo, ou está tirando o atraso das leituras na segunda-feira.

TAG: Geral