faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Hospital do Servidor inaugura PS para terceira idade

Article-Hospital do Servidor inaugura PS para terceira idade

Área física passa de 1,8 m² para 2,9 m². Unidade quer ser referência nacional em atendimento a idosos e o 1° ?Hospital Amigo do Idoso? da AL

Com características especiais para atendimento à população idosa, o Pronto-Socorro do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) para atendimento aos usuários do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) foi inaugurado nesta segunda-feira (19/05).

O hospital já recebeu cerca de R$ 146,7 milhões em investimentos do governo do Estado. A obra inclui adaptação de consultórios e área física com dimensões adequadas e acessibilidade e expande o PS de 1.825 m² para 2.900 m².

O número de leitos no pronto-socorro sobe de 44 para 53 e o de consultórios médicos, de 15 para 21. A sala de medicação, por sua vez, contará com 32 poltronas (até hoje eram 15) e outros seis leitos de observação. Já as salas de espera passam de 147 lugares para 341 lugares.

De acordo com comunicado da instituição, entre os diferenciais do espaço estão piso de manta vinílica, portas de correr para facilitar o transporte de cadeiras e macas, bate-macas que auxiliam na segurança dos pacientes, camas com quatro motores que reduzem o risco de quedas dos idosos e banheiros adaptados, com pisos antiderrapantes.

Todos os funcionários do PS receberam orientações e vivenciaram o cotidiano do paciente idoso, com o objetivo de sensibilizá-los quanto à importância de um atendimento especializado.

O PS do HSPE realiza atualmente, em média, 20 mil atendimentos por mês, nas especialidades de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ortopedia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Neurologia, Psiquiatria, Ginecologia e Pediatria.

Em breve, o hospital vai inaugurar um Centro de Promoção e Proteção à Saúde do Idoso, que contará com serviço de reabilitação física e social para a promoção do envelhecimento saudável e abrigará área de lazer e convivência, cozinha experimental e um anfiteatro para 420 pessoas.

Com a reforma do HSPE, o Centro de Oncologia do hospital terá capacidade operacional ampliada em 25%, passando a realizar cerca de 14,3 mil procedimentos por ano. O número de leitos de UTI Adulto será ampliado, passando dos atuais 52 para 78. Ainda fazem parte do projeto uma nova área da Central de Esterilização de Materiais e um novo Centro de Diagnóstico por Imagem.

O Centro de Diagnóstico por Imagem realiza atualmente 30 mil exames/mês. Ainda de acordo com comunicado, a modernização das instalações e a melhoria no fluxo de atendimento permitirão aumentar a produção em 20%.

?Ao final das obras, a unidade se tornará referência nacional em assistência médica multidisciplinar a pacientes idosos e o primeiro ?Hospital Amigo do Idoso? da América Latina. Hoje, o Iamspe atende 10% da população com 60 anos ou mais de todo o Estado de São Paulo, e 60% dos pacientes internados no HSPE são da terceira idade?, comunicou a instituição em nota à imprensa.

Perfil Iamspe

O Iamspe, autarquia vinculada à Secretaria de Gestão Pública, tem hoje uma das maiores redes de atendimento em saúde para funcionários públicos do país.

Além do Hospital do Servidor Público Estadual, na capital paulista, possui 17 postos de atendimento próprios no interior, os Ceamas, e disponibiliza assistência em mais de 100 hospitais e 140 laboratórios de análises clínicas e de imagem credenciados pela instituição, beneficiando 1,3 milhão de pessoas em todo o Estado.

TAG: Hospital