faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Hospital São Camilo implanta Prontuário Eletrônico do Paciente

Article-Hospital São Camilo implanta Prontuário Eletrônico do Paciente

prontuario_EHR_196734107
Plataforma informatizada garante mais segurança e qualidade para paciente e Instituição

Na fase final do primeiro ciclo do seu Plano Diretor de Tecnologia, a Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo implanta o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) nas três Unidades: Pompeia, Santana e Ipiranga. Com a nova ferramenta, todo o processo de cuidado ao paciente passa a ser suportado por uma ferramenta informatizada, proporcionando, assim, mais segurança e agilidade ao paciente e aos profissionais da saúde.

O projeto foi conduzido pela equipe de Tecnologia da Informação, em parceria com as áreas de Práticas Assistenciais e Operações, além de fornecedores de soluções de software e hardware do mercado. “Nós já tínhamos a licença de uso do sistema e configuramos o Prontuário Eletrônico do Paciente de uma maneira que atendesse às necessidades da Instituição. Para que todos os detalhes fossem contemplados, três meses antes de iniciarmos o projeto, convidamos 13 funcionários da área assistencial para integrar a equipe”, revela o diretor de Tecnologia da Informação (TI) da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, Klaiton Simão.

Klaiton Simao - Diretor de TI do HSC Klaiton Simão

Ainda de acordo com Simão, a parceria foi um grande diferencial no desenvolvimento e implantação do sistema. “O time de implantação e suporte é formado por profissionais da TI e da Assistência. Analistas de Sistemas e de Negócios compartilham informação e conhecimento com enfermeiros e técnicos de Enfermagem e vice-versa. Isso traz um equilíbrio entre o conhecimento técnico e o conhecimento assistencial, o que resulta na efetividade dos projetos”, conta.

As vantagens da utilização do Prontuário Eletrônico do Paciente também podem ser percebidas pelos pacientes. “Com a nova ferramenta, os processos internos foram aperfeiçoados e, com isso, conseguimos oferecer mais agilidade, segurança e qualidade no atendimento médico. Agora, por exemplo, é possível o médico resgatar os atendimentos anteriores de um paciente pelo sistema, para ter uma visão mais abrangente do caso, chegando, assim, a condutas e diagnósticos mais efetivos”, destaca o diretor.

O segundo ciclo do Plano Diretor de Tecnologia, que se inicia em 2016, contempla, entre outras ações, a implantação da Certificação Digital e da checagem à beira do leito. “Com ela, vamos eliminar a necessidade de arquivar a documentação física do paciente em papel e também estender o uso do sistema até o leito do paciente, garantindo rastreabilidade ao processo, de ponta a ponta. A expectativa é que isso seja realizado até o final do próximo ano”, projeta Simão.

Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo

A Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo é composta por três modernos hospitais que fazem parte da história da capital paulistana: Pompeia, Santana e Ipiranga. Excelência médica, qualidade diferenciada no atendimento, segurança, humanização e expertise em gestão hospitalar são seus principais pilares de atuação. As Unidades têm capacidade para atendimentos eletivos, de emergência e cirurgias de alta complexidade, como transplantes de medula óssea. Hoje, a Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo presta atendimento em mais de 60 especialidades, oferece ao todo 668 leitos e um quadro clínico de mais de 3,7 mil médicos qualificados. Seus hospitais possuem importantes acreditações internacionais, como a da Joint Commission International (JCI), renomada acreditadora dos Estados Unidos reconhecida mundialmente no setor, Qmentum Diamante, metodologia internacional da Accreditation Canada e a da ONA (Organização Nacional de Acreditação). A Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo faz parte da Sociedade Beneficente São Camilo, uma das entidades que compreende a Ordem dos Ministros dos Enfermos (Camilianos), uma entidade religiosa presente em mais de 30 países, fundada pelo italiano Camilo de Lellis, há mais de 400 anos. No Brasil, desde 1922, a Rede conta com expertise e a tradição em saúde e gestão hospitalar da Ordem global.

Informação para a Imprensa

Ketchum Agência de Comunicação

Ariane Salles – ariane.salles @ketchum.com.br (11) 3677-4458

Juliana Fernandes – [email protected] (11) 5090-8900 ramal 8999