faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

50% das mortes se manifestam de forma súbita

Article-50% das mortes se manifestam de forma súbita

As doenças cardiovasculares, como insuficiência cardíaca, infarto, acidentes vasculares cerebrais e angina, são as principais causas de morte no mundo, sendo que 50% se manifestam de maneira súbita. Segundo o Dr. Silas Galvão Filho, cardiologista da Beneficência Portuguesa de São Paulo, 20% dos casos de mortes naturais são caracterizados como súbitos. Desfibriladores Externos Automáticos (DEA) contribuem para o socorro rápido, reversão de parada cardíaca e consequentemente prevenção da morte súbita, mas levar um estilo de vida saudável e visitar o cardiologista é o melhor caminho para prevenção.

Em alguns países da Europa e nos EUA, o uso de DEA em locais de grande circulação de pessoas vem contribuindo para uma retração no número de mortes súbitas e salvando muitas vidas. Hoje, todas as estações de metrô de São Paulo têm desfibriladores e os funcionários são treinados. Segundo dados do Metrô, o uso desses equipamentos aumenta para 50% o índice de sobrevida em casos de parada cardíaca ocorrida nas estações.

Os dados comprovam que o assunto é sério e isso significa que é preciso estar constantemente atento à saúde do coração. Portanto, praticar exercícios regulares com auxílio de um profissional, ter uma alimentação saudável, dormir pelo menos oito horas por dia e fazer check ups anuais são importantes para manter a saúde em dia.

Sobre Beneficência Portuguesa de São Paulo

Fundada em 1859, a Beneficência Portuguesa de São Paulo conta com aproximadamente 7.500 colaboradores e 3.000 médicos, e com uma gestão baseada na qualidade assistencial, humanização, ensino e pesquisa, além de um corpo clínico formado por renomados especialistas. A instituição é referência no atendimento médico hospitalar em mais de 50 especialidades, como cardiologia, oncologia, neurologia, gastroenterologia, ortopedia, urologia, entre outras. Atualmente, a Beneficência Portuguesa conta com três hospitais que somam mais de 1.200 mil leitos de internação.