faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

5 princípios que transformaram a Índia em um case competitivo

Article-5 princípios que transformaram a Índia em um case competitivo

shutterstock_268671494
Setor de saúde da Índia nos cresceu nos últimos 20 anos e se desenvolveu rapidamente. As multinacionais do setor de saúde e os hospitais influenciaram na definição do mercado indiano e no comportamento de um grande número de consumidores

A busca pela maximização de lucros tem se demonstrado inócua quando não acompanhada de outras ações para a Sustentabilidade. Por este motivo, cada vez mais as organizações bem sucedidas tem realizado estratégias que contemplem o engajamento de todas as partes interessadas. Acionistas, funcionários, consumidores, fornecedores, governo, universidades e outros stakeholders relevantes da comunidade, são considerados e mapeados periodicamente com metodologias específicas que corroborem para redução de riscos, antecipação de oportunidades e para uma governança rigorosa e atenta aos impactos de curto, médio e longo prazo.

Um exemplo é o setor de saúde da Índia, que nos últimos 20 anos cresceu e se desenvolveu rapidamente. As multinacionais do setor de saúde e os hospitais influenciaram na definição do mercado indiano e no comportamento de um grande número de consumidores. Com a explosão da tecnologia da informação (TI) e o turismo médico na área da saúde, um novo modelo de governança teve que ser criado.

Embora um alto volume de investimentos financeiros tenha sido injetado no setor nas últimas décadas com uma nova geração de serviços, o “pulo do gato” indiano se deu no momento em que os gestores destes serviços perceberam a ameaça de longo prazo que se desenhava. Indicadores demonstravam que não se conseguia atender as demandas da comunidade local, um mercado maciço que não estava sendo atendido, e nem a redução do impacto das operações no meio ambiente, dois aspectos importantes e de alto risco para a viabilidade nos negócios que buscam perenidade.

Segundo a revista indiana Financial Express Healthcare, uma pesquisa com os principais executivos do setor revelou quais são as principais ações que tem mitigado as ameaças e garantido a competitividade do setor, tanto em níveis globais, atraindo o turismo para tratamentos de saúde e locais, com mais acesso aos serviços pela população.

1. Os serviços de saúde devem ser responsáveis e responsabilizados por seu funcionamento, seja através de desempenho ou interações, em todos os níveis da sociedade. Só assim se garante a credibilidade. A principal missão deve ser impulsionada pela necessidade de salvar vidas, criar mecanismos fortes de saúde preventiva e ganhar a confiança entre as partes interessadas sobre as melhores práticas na área da saúde.

2. A Sustentabilidade é alcançada quando um serviço de saúde concentra todas as suas práticas para garantir uma operação que atenda as expectativas éticas, legais, ambientais, comerciais e públicas.

3. A redução do foco em filantropia, que está voltada apenas para ações sociais externas e sem alinhamento com a estratégia e o aumento das ações de Sustentabilidade onde todas as partes interessadas são envolvidas mais profundamente em ações internas e externas que visam construir soluções para os problemas e soluções de saúde.

4. A Sustentabilidade na gestão proporciona o acesso a serviços de saúde de qualidade com preços justos. Isso garante a fidelidade do usuário. Além disso, as práticas de Sustentabilidade afetam toda a cadeia de valor, o que garante aceitação pública e o sucesso no longo prazo. Um bom trabalho de Sustentabilidade mantém e conserva o fornecimento de equipes dispostas e motivadas, os profissionais sentem que estão fazendo o que é "certo". Isso ajuda na “licença para operar” e evita repercussões políticas negativas.

5. A comunicação constante com todos os públicos envolvidos nas operações de saúde amplia a compreensão da comunidade sobre os desafios que este setor enfrenta, e transforma este mesmo público em apoiador dos temas que são desenvolvidos em benefício da Sustentabilidade. Este engajamento faz com que os indicadores de desempenho fiquem disponíveis de forma transparente e todos trabalhem pelos mesmos objetivos e resultados.