faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Semana da Saúde: As vantagens da radiologia digital

Article-Semana da Saúde: As vantagens da radiologia digital

doutor-que-mostra-o-problema_1098-623
Médicos e pacientes se beneficiam com processos mais rápidos, seguros e diagnósticos precisos

Com a evolução da tecnologia, a radiologia, importante ramo da medicina que usa radiações para realizar diagnósticos, foi a primeira modalidade a se digitalizar 100%. Os filmes fotográficos deram lugar a sensores, equipamentos mais modernos e sistemas eficientes para gerenciar esse novo formato de imagem.

“Nos últimos 10 anos, a radiologia se transformou muito. A matéria prima passou a ser o arquivo digital. Além disso, a área expandiu para outros métodos, como ultrassom, tomografia e ressonância”, explicou Thiago Julio, coordenador médico de tecnologia e inovação do departamento de radiologia do Hospital Sírio-Libanês, durante a Semana da Saúde*. Hoje o agendamento, recepção do paciente, análise de laudos e distribuição de resultados, é totalmente digitalizado. Veja, a seguir, algumas vantagens da radiologia digital:

Custo benefício: Com equipamentos mais modernos e diagnósticos digitais, o consultório elimina papel, filmes fotográficos, máquinas de revelação e uma série de outros insumos, reduzindo custos. O tempo de retorno sobre investimento depende de alguns fatores. “O cenário brasileiro é muito distinto. O rendimento de um grande hospital é diferente de uma clínica pequena. Por isso, para fazer uma análise completa e bem definida, o auxílio de um consultor específico é fundamental”, explicou Julio.

Sustentabilidade: A radiologia digital possibilita que a imagem seja processada no computador, ajustando contrastes e equalização sem o uso de substâncias poluentes. Agredindo menos o meio ambiente, é possível se posicionar como uma empresa sustentável, que não utiliza processos químicos para revelar filmes.

Qualidade e tempo: Os processos são mais rápidos, ágeis e seguros, garantindo economia de tempo e aumento de produtividade. É bom para os dois lados: o paciente tem um diagnóstico melhor e mais preciso e o médico consegue realizar os exames de forma mais rápida e eficiente.

Análise de dados: É possível fazer uma gestão baseada em dados, medindo processos eficiências. “A radiologia digital tem seu fluxo inteiro no sistema. Se um paciente reclama de um laudo atrasado, o profissional consegue checar os dados e saber onde ele se encontra e em qual estágio está o problema”, explicou Julio.

Assista à entrevista Um passo para o futuro na radiologia, e saiba:

  • Como funciona a imagem digital e sua produção.
  • Quais são os padrões de imagens e suas características.
  • Qual o futuro da radiologia digital e da telerradiologia.

*A Semana da Saúde, evento virtual organizado pelo portal Saúde Business e pela MV, com apoio estratégico de conteúdo da essense, foi realizada de 4 a 7 de abril de 2017 e mostrou as principais tendências tecnológicas que estão revolucionando o setor de Saúde.

banner-radiologia