faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Câncer de pulmão: expectativa de sobrevida global salta de 8 para 80 meses em 10 anos

cancer de pulmao medicina de precisão.jpg
Medicina de precisão tem revolucionado diagnósticos e tratamentos de pacientes com a doença.

Na última década, houve uma grande evolução dos tratamentos na área da oncologia. Quando falamos em câncer de pulmão, por exemplo, em apenas 10 anos, a expectativa de sobrevida global passou de 8 a 80 meses. Para os profissionais que atuam na área, a medicina de precisão foi um dos fatores que mais contribuíram para esse grande salto. As inovações na área foram debatidas por especialistas durante o Lung Cancer Review, promovido pela plataforma de educação médica MDHealth.

“Inicialmente, os tumores pulmonares eram tratados sempre com quimioterapia. Hoje existe um teste de mutação que ajuda a entender qual é o melhor tratamento para aquele determinado paciente.

De acordo com as alterações genéticas encontradas nos resultados, é possível trabalhar com tratamentos menos invasivos, como a imunoterapia”, explica Dr. Marcelo Corassa, oncologista clínico e pesquisador do A.C. Camargo Cancer Center.

O câncer de pulmão é considerado o tumor mais letal do mundo, com cerca de 1,8 milhão de casos fatais por ano – sendo 30 mil só no Brasil. “É sabido que fumantes têm mais chances de desenvolver esse tipo de câncer, mas hoje sabemos que também existem casos de mutações genéticas e inclusive casos relacionados à hereditariedade”, destaca o especialista. 

Para ele, a medicina de precisão é um dos fatores que têm contribuído para aumento da sobrevida dos pacientes e para que vivam com mais bem-estar. “O conhecimento é uma ferramenta poderosa. Com o apoio da tecnologia, conseguimos obter informações para personalizar o tratamento. Os benefícios ficam claros quando observamos um aumento de sobrevida de oito meses para mais de seis anos e o mais importante, uma vida com qualidade e bem-estar”, ressalta Dr. Corassa. 

Sobre a MDHealth

A MDHealth foi criada em 2017, a partir da ideia de evoluir o Grupo Oncologia Brasil e passar a abranger outras especialidades. Hoje, além de liderar iniciativas inovadoras em oncologia, atua nas áreas de cardiologia, neurologia, infectologia e urologia. Por meio de suas plataformas, o grupo oferece soluções para profissionais e empresas ligados à saúde, com o objetivo de aumentar o acesso à informação independente e confiável e a capacitação das pessoas que atuam no setor. Nas plataformas da companhia são divulgados diariamente materiais relevantes e exclusivos como resultados de pesquisas clínicas, artigos médicos, casos clínicos, fascículos científicos e notícias. Para mais informações acesse o site

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar