faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Até 2030, quase dois terços da população mundial residirão em zonas urbanas

Article-Até 2030, quase dois terços da população mundial residirão em zonas urbanas

Até 2030, quase dois terços da população mundial residirão em zonas urbanas

Segundo o estudo da consultoria KPMG em parceria com o Centro Mowat na Escola de Políticas Públicas e Governança da Universidade de Toronto (Canadá), até 2030, quase dois terços da população mundial residirão em zonas urbanas e a maior parte desta mudança ocorrerá em países em desenvolvimento. Atualmente, pela primeira vez, cerca de metade da população está baseada em cidades e este comportamento está criando oportunidades significativas para o desenvolvimento social e econômico, mas, por outro lado, também está exercendo pressão sobre os recursos de infraestrutura, principalmente no caso da energia.

Um dos maiores desafios dos governos está relacionado à gestão sustentável no que diz respeito a habitação, mobilidade, energia e água a todos os cidadãos. Como um panorama global, as 600 cidades com maior crescimento do Produto Interno Bruto geram mais de 50% do PIB global, ou seja, mais de US$34 trilhões e, até 2020, devem chegar a mais de US$65 trilhões.

Todo este desenvolvimento pode gerar uma sobrecarga nos recursos dos municípios e, para os que já possuem problemas de acesso à saneamento básico, educação, saúde e outros recursos, a urgência no desenvolvimento destas áreas é ainda maior. Atualmente, cerca de 1 bilhão de pessoas vivem em favelas e, caso estas medidas não sejam tomadas, este número deve, facilmente, dobrar até 2030.

LO6_Folder_Future_State_130610

Veja outras matérias sobre o estudo divulgado pela consultoria:

Escassez hídrica deve impactar mais 1 bilhão de pessoas até 2030

Mudança climática será desafio de cooperação global

Emergentes serão 57% do PIB em 2030

9 megatendências globais que influenciam todos os setores