faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Gestão de saúde da Unicamp alcança mais eficiência com plataforma em nuvem

Article-Gestão de saúde da Unicamp alcança mais eficiência com plataforma em nuvem

unicamp-migra-sistema-para-nuvem.png
Projeto de nuvem AWS superou desafios de escalabilidade e custos operacionais, além de evidenciar o potencial da colaboração entre o setor privado e acadêmico.

A migração do sistema de saúde da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) para nuvem gerou um aumento de 40% na eficiência da plataforma. Antes da mudança, a Unicamp enfrentava problemas referentes à escalabilidade e a custos operacionais. Precisava de uma ferramenta que não fizesse somente a transição, mas também melhorasse a performance e reduzisse os custos associados ao armazenamento de dados, que já ultrapassavam 150 TB. 

Por isso, a dataRain, uma das principais parceiras da AWS na América Latina, propôs uma solução completa que envolvia a transferência dos servidores físicos para a Nuvem AWS, utilizando VMs modernas e escaláveis otimizadas para a operação e segurança do sistema.  

Além disso, implementou o Amazon S3 (Simple Storage Service) para garantir armazenamento seguro, escalável e durável dos dados dos pacientes, juntamente com uma rede em nuvem segura e privada utilizando VPN e firewalls. 

"A segurança dos dados dos pacientes foi uma prioridade para proteger contra ameaças cibernéticas. A dataRain não se limitou a fornecer uma solução técnica, mas também atuou como parceira estratégica da Unicamp, oferecendo suporte técnico e estratégico durante todo o processo", explicou Wagner Andrade, CEO da dataRain. 

A aliança entre a fornecedora e a Unicamp destaca o potencial da cooperação entre o setor privado e as instituições acadêmicas para estimular progressos em diferentes áreas.“Essa parceria não apenas evidencia o compromisso com a inovação tecnológica, mas também destaca o potencial da colaboração entre o setor privado e as instituições acadêmicas para impulsionar avanços significativos na educação, na pesquisa e nos serviços de saúde à comunidade”, ressaltou Andrade.