faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

ONGS Dedicadas a pacientes reumáticos se unem para o primeiro Encontro de Espondiloartrites

shutterstock_286365830
As espondiloartrites englobam doenças reumáticas inflamatórias que afetam primariamente a coluna e as articulações do esqueleto. O sinal mais comum é uma dor nas costas resistente. Se não diagnosticadas adequadamente e tratadas, podem levar à incapacidade física e funcional

Neste sábado, 4 de junho, em São Paulo, as organizações EncontrAR, GrupAR- RP (Grupo de Pacientes Artríticos de Ribeirão Preto), Grupasp (Grupo de Apoio aos Artríticos de São Paulo), Superando o Lúpus, Espondilite Anquilosante Brasil, Grupo RecomeçAR-RJ e o blog Artrite Reumatoide, dedicadas à melhoria da qualidade de vida do paciente reumático, organizam o I Encontro de Espondiloartrites, que inclui palestras multidisciplinares de especialistas, com o objetivo de contribuir para o “emponderamento do paciente sobre espondilite anquilosante e artrite psoriásica”. Para participar, o acesso é gratuito, mediante inscrição prévia pelo site www.encontrar.org.br O encontro tem apoio da AbbVie.

As espondiloartrites englobam doenças reumáticas inflamatórias, geralmente de caráter autoimune, que afetam primariamente a coluna e as articulações, ligamentos e tendões. Fazem parte deste grupo a espondilite anquilosante, a artrite reativa (síndrome de Reiter), a artrite psoriásica, e as artrites associadas a doenças intestinais inflamatórias (retocolite ulcerativa e doença de Crohn). Ainda não se conhece a causa exata da espondiloartrite, mas sabe-se que fatores hereditários desempenham um papel importante no desencadeamento da doença. (*)

Ciclo de Palestras – Na programação do I Encontro de Espondiloartrites, palestras de especialistas sobre o impacto da doença na vida do paciente, além de como identificar, diagnosticar e as estratégias e segurança dos tratamentos disponíveis. Entre os palestrantes confirmados, os reumatologistas Célio Roberto Gonçalves (presidente da Sociedade Brasileira de Reumatologia), Flávio Petean (Professor Assistente de Imunologia Clínica, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP), e Rodrigo de Oliveira (Professor Assistente da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP), o advogado sanitarista Tiago Farina Matos, autor do Manual do Direitos do Paciente Reumático, entre outros especialistas

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar