faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Hospital Digital exige mudança de mentalidade dos gestores

student-849825_960_720
Com a tecnologia, hospital identifica contas paradas em diversos setores e passa a contar com processos mapeados e rodando de forma sistêmica

O movimento para o Hospital Digital demanda mais do que a adesão de novas tecnologias e a digitalização de processos: exige a mudança de mentalidade de toda a instituição. Médicos, gestores e todo o corpo clínico devem estar abertos a deixar de lado a gestão analógica e abraçar as novas tecnologias de aprimoramento de administração e atendimento, como as soluções de gestão hospitalar (Enterprise Resource Planning, ou ERP) e o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP).

“Todos os profissionais devem entender os processos e soluções implantadas, a forma que auxiliam o andamento do trabalho e qual a eficiência em toda a cadeia de atendimento”, explica Evandro Garcia, diretor de vendas, marketing e serviços de área de Tecnologia da Informação em Saúde para a América Latina da Philips. Segundo ele, apenas com o envolvimento de toda a empresa é possível  obter o máximo de benefícios das soluções de gestão.

A mudança no mindset está amplamente ligada ao treinamento baseado em duas frentes:

1) Treinamento técnico: para que o corpo clínico e administrativo fique mais confortável com mudança e entenda as novas tecnologias e funções, é preciso contar com treinamentos realizados por um profissional de TI que será capaz de ensinar a maneira correta para a utilização desses sistemas.

2) Treinamento de conscientização: além de saber como usar, é preciso saber o porquê de usar. A resistência à utilização dos novos sistemas do Hospital Digital está amplamente relacionada à falta de informação e conhecimento a respeito dos benefícios proporcionados, tanto em relação a mais praticidade nas atividades do corpo clínico, quanto para a segurança e bem-estar do paciente.

Hospital Digital tem como base mudanças tecnológicas, focando em técnicas para tornar a gestão mais efetiva. Para que essas mudanças sejam concretizadas, é necessário que os processos sejam remodelados aos sistemas digitais e que os times, conscientes dos benefícios da digitalização, entendam seus novos papéis dentro desse cenário.

Saiba mais sobre as mudanças nas estratégias de gestão hospitalar. Baixe gratuitamente o whitepaper: "Hospital Digital: Reduzindo riscos financeiros e melhorando atendimento ao paciente com sistemas de saúde" 

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar