faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Fundação do Câncer promove curso de atualização para físicos-médicos

empresa-sorrindo-medico-pensamento-procura_1134-1393
O programa vem auxiliar o desenvolvimento da radioterapia no Brasil em todos os níveis.

Na última semana, foi realizado mais um curso de atualização para físicos-médicos, parte do Programa Nacional de Formação em Radioterapia, coordenado pelo Professor Carlos Eduardo de Almeida, da Fundação do Câncer. O físico-médico sênior do Hospital Sírio Libanês (São Paulo – SP), Wellington F. Pimenta Neves Junior esteve à frente do módulo, que abordou o desenvolvimento de técnicas tridimensionais e modulação de intensidade do feixe IMRT (Radioterapia de Intensidade Modulada) e VMAT (Arcoterapia Volumétrica Modulada), práticas responsáveis por grandes avanços nos tratamentos aos pacientes oncológicos.

“O programa vem auxiliar o desenvolvimento da radioterapia no Brasil em todos os níveis. Este curso, especificamente, fala da tecnologia que traz muitos benefícios aos pacientes, pois permite o aumento da dose de radiação, ampliando a probabilidade de controle tumoral ao mesmo tempo em que se diminui muito as reações colaterais. A oportunidade agrega muito aos físicos em todos os departamentos aqui trabalhados”, contou a Dra. Cecília Maria Kalil Haddad, responsável pelo serviço de radioterapia do Hospital Sírio Libanês e que foi uma das professoras da aula inaugural do curso de atualização.

Tendo participado de todos os módulos até o momento, a física-médica Katiucia Bomfim, de Aracaju (SE), diz que o diferencial do Programa é oferecer atualização para profissionais de outros Estados que não têm acesso às novas tecnologias. “A Fundação do Câncer oferece uma estrutura muito bem montada e temos absorvido conhecimentos que, eu, por exemplo, que moro distante, nunca tinha adquirido, mesmo trabalhando ‪há 14 anos na área”, contou.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar