faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

As consultas via telemedicina e os desafios de manter o cuidado humanizado com os pacientes na era digital

telemedicina.jpg
Tendência forte na área da saúde, novas tecnologias popularizam os canais digitais para teleconsultas. Na Amparo Saúde, modelo de atendimento dobrou o número de pacientes no último ano

A telemedicina ganhou muita força há pouco mais de um ano, devido à necessidade do distanciamento social imposto pela pandemia do Covid-19. Somado a isso, a evolução da tecnologia, a popularização da banda larga e o acesso à internet tem deixado os brasileiros cada vez mais conectados. Isso faz com que as organizações de saúde se preocupem, dia após dia, em como fornecer a transformação digital necessária para ter sucesso nessa nova realidade. 

Na Amparo Saúde, healthtech pioneira em atenção primária à saúde (APS) presencial e remota no Brasil, o uso da telemedicina fez o número de clientes crescer de forma exponencial: a healthtech foi de 45 mil para mais de 90 mil de vidas em 2020. “Na pandemia, apostamos na telemedicina. Hoje, nossa média de teleconsultas diárias representa 85% dos atendimentos”, diz a Dra. Mônica Pugliese, Coordenadora Médica de Telemedicina na Amparo Saúde. “No segundo semestre, vamos continuar investindo nesse modelo de atendimento, porém aprimorando-o com cuidado de crônicos ‘at-risk’ e na nossa plataforma digital de gestão de rede credenciada.”

Na Amparo, o paciente é atendido por uma equipe multidisciplinar dedicada em conhecer todo o seu histórico de saúde e, assim, oferecer um cuidado personalizado presencial e à distância, em uma ação coordenada e sequencial que envolve o médico de família, a equipe de enfermagem, de farmácia, de nutrição e de psicologia. Esse time resolve, em média, 90% dos casos, sem necessidade de encaminhamento para outro especialista. A healthtech também desenvolveu tecnologias a partir da análise de dados que têm como foco tornar os atendimentos mais humanos, eficientes e a custos mais acessíveis, além de um sistema proprietário que coloca o médico de família a uma mensagem no celular de distância do paciente.

Um estudo realizado recentemente pela KPMG mostra que a principal preocupação das organizações de saúde deve ser, justamente, oferecer ao paciente uma jornada de cuidados transparente. Para isso, deve estar conectada entre os canais, por meio de uma plataforma de cuidados, fornecida com front, middle e back office integrados. Além disso, deve estar baseada no aproveitamento da tecnologia empresarial em benefício dos pacientes e suportada pelo investimento em novas tecnologias digitais.

“Na Amparo, trabalhamos com squads e temos um comitê composto por pessoas de diversas áreas pensando na melhoria da experiência dos nossos pacientes. Os profissionais atuam desde a experiência do paciente e sua interação com nossa tecnologia até a melhor maneira para que a consulta médica seja humanizada mesmo em um ambiente digital”, diz Mônica.

As consultas via telemedicina da Amparo são realizadas por médicos de diversas especialidades, sendo a maior parte médicos de família (MFC). Os MFC são focados em realizar um cuidado integral e longitudinal, ou seja, não só cuidam do paciente como um todo, mas também seguem com o acompanhamento, garantindo uma melhor qualidade de vida e de sua saúde. Já habituados na sua prática presencial em terem este contato próximo com o paciente, ajudam muito para que, mesmo no ambiente digital, o paciente se sinta acolhido por meio da construção de uma relação médico-paciente de qualidade.

Recentemente, a fim de reforçar o atendimento humanizado realizado pela Amparo, feito de modo preventivo, integrado e contínuo, a healthtech lançou o “Meu Amparo”, plataforma que oferece ainda mais exclusividade e autonomia ao paciente durante sua jornada de cuidado à saúde. “O portal permite que o usuário faça agendamento de consultas e exames, estabeleça uma comunicação direta com o time de saúde e tenha atendimento via telemedicina”, explica a Coordenadora  Médica de Telemedicina da Amparo Saúde.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar