faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Empresa ajuda na busca para contratar benefícios voltados à saúde mental

saude-mental.jpg

O Janeiro Branco, mês da conscientização aos cuidados para a saúde mental, ganhou ainda mais importância por conta da pandemia e isolamento social. Muitas pessoas ainda estão em home office e tentando equilibrar o emocional, junto com a carga de trabalho e expectativas profissionais. Para se ter uma ideia, segundo pesquisa da Isma-Br, representante local da International Stress Management Association, 90% dos brasileiros apresentam sinais de ansiedade e 70% da população economicamente ativa brasileira sofre com o excesso de estresse.

Ainda de acordo com estudo realizado pela UFMG em parceria com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), Associação Brasileira de Impulsividade e Patologia Dual (ABIPD), Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA), Universidade do Texas e Mackenzie, o medo que a população possui em levar o vírus do trabalho para a casa e transmitir para as pessoas queridas foi o que mais gerou a sensação de estresse.

"Com a chegada da pandemia e isolamento social, muitas empresas tiveram que se adaptar e adotar o modelo de trabalho home office. Com isso, a preocupação com a saúde física e, principalmente mental, aumentou consideravelmente. As empresas estão buscando cada vez mais benefícios para manter os profissionais engajados e saudáveis, com o intuito de ajudá-los a continuar levando a vida de uma forma mais leve e tendo bons resultados", comenta Mariana Marques, CEO da Amarq, empresa especializada em gestão de benefícios com foco na inteligência em saúde e bem-estar.

Nesse contexto, é importante ter uma consultoria que possa auxiliar na contratação do melhor benefício para sua equipe, com alternativas mais assertivas e focadas nas necessidades da empresa. "Não se preocupar com esses riscos à saúde mental da equipe pode acarretar em problemas tanto para o empregador quanto para a empresa, como alta rotatividade, queda de produtividade, estresse, depressão e muitos outros", avalia Mariana.

A CEO da Amarq também dá algumas dicas para o RH que podem ajudar a cuidar da saúde mental dos colaboradores. Confira:

1- Incentive a prática de exercícios físicos.

Reservar alguns minutos do dia para praticar alguma atividade física e manter o corpo ativo.

2- Respeite seus limites

Saber até onde vão as obrigações e responsabilidades é importante para que não sobrecarregue a saúde mental deles.

3- Mantenha contato com a sua equipe

Ofereça suporte, apoio e mantenha uma rotina de contato virtual ou por telefone.

4- Faça a prática do autoconhecimento

Incentive o colaborador a entender a sua importância e o seu valor, tanto na empresa, quanto na vida.

5- Procure ajuda profissional

Ter a ajuda de uma pessoa especializada faz diferença na hora de tomar uma decisão.

"Incentivar os colaboradores da sua empresa a manter a saúde mental equilibrada é fazer com que tenha pessoas motivadas ao seu lado e que possam ajudar no crescimento da sua empresa", finaliza Mariana.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar