faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Empresa com normas ISO tem recuperação mais rápida durante a pandemia

normas ISO.jpg

Quando a pandemia da Covid-19 estourou, em março de 2020, a AGE do Brasil foi impactada como milhões de negócios em todo o mundo. Porém, graças a um planejamento prévio para obter certificações como a ISO 9001 – conferida às empresas que garantem otimização de processos – a empresa especializada em cosméticos manteve sua produção em 100% mesmo com a mudança para o trabalho remoto.

Conforme relata o CEO, Guilherme Jacob, a AGE investe há anos no uso dos softwares da Qualyteam, que desenvolve sistemas de gestão de qualidade que auxiliam na obtenção da ISO 9001. Na prática, isso significa um rol de soluções completo dentro do negócio: documentos, indicadores, não conformidades, auditorias e riscos são todos analisados pelas ferramentas empresa.

“A gerência, TI e área de custos já estava em home office em 2019, antes da pandemia, graças a uma tomada de decisão antecipada”, relembra Jacob. “A pandemia pegou muitos empresários de todos os segmentos com uma experiência nova, e coube ao mercado a avaliação da eficiência das ações prévias a essa situação inesperada”.

Investimento em qualidade foi o grande motivador

Em novembro, um estudo da CNI (Confederação Nacional da Indústria) apontou que 30% das empresas brasileiras ainda não retomaram o nível de produtividade de antes da pandemia do novo coronavírus. Muitos fatores envolvem essa questão, mas a ausência da ISO 9001 também entra na equação.

Em questão de meses, a AGE foi capaz de enviar a grande maioria dos seus colaboradores para o home office. Hoje, se é necessário um ajuste no software ou uma mudança de padrão em qualquer área da empresa de cosméticos, ela é feita de forma ágil e dinâmica sem que os colaboradores sequer precisem ir à fábrica.

“Foi sempre pensando na manutenção da qualidade que a AGE do Brasil teve a capacidade de se manter funcionando plenamente”, aponta Jacob. “Essa é uma das colunas vertebrais da empresa. Hoje, você não precisa de uma grande estrutura porque já existe padrão de trabalho em todas as áreas da empresa. Tudo gerenciado à distância”.

Jacob reforça que, para que isso fosse possível, o software da Qualyteam foi fundamental. Porém, a implementação do projeto foi a “cereja do bolo”: Ivan Gonçalves, sócio proprietário da Qualyteam, foi o responsável pela consultoria e treinamento dos colaboradores na aplicação para o dia a dia da empresa.

“Ele nos ajudou muito. Vale ressaltar que o retorno de investimento na qualidade não é imediato: vai muito do treinamento aplicado e, às vezes, leva anos para enxergar isso”, diz Jacob. Com a Qualyteam como parceira, nós fomos além: implantamos mais de uma ISO, fomos aprovados pelo FDA (o equivalente à Anvisa nos EUA)  e seguimos melhorando nosso trabalho”, ressalta Jacob.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar