faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Janeiro Branco e a importância da saúde mental em ambientes corporativos

ligia costa.jpg

Há anos que as campanhas de conscientização de temas importantes estão colorindo os meses. A de janeiro é branco. Com todo o significado de renovação, o primeiro mês do ano foi o escolhido para lembrar sobre a importância da saúde mental e emocional. Os reflexos da pandemia Covid-19 que iniciou em 2020, o isolamento somado ao o clima de medo do inconsciente coletivo apenas reforçou o pensamento de que "janeiro chegou e tudo vai começar de novo".

Independente da sua profissão, cargo, posição hierárquica, estado que reside, profissionais, líderes, pais e mães que começam o ano de 2021 vivem medos, sentimentos de angústias e desconforto similares. Sentimentos de exaustão, estresse, ansiedade e Burnout têm sido reportados com muita frequência nos ambientes de trabalho. De acordo com um estudo da Gallup de 2019, feito com mais de 12 mil pessoas, 28% dos funcionários relataram se sentir esgotados no trabalho "com muita frequência" ou "sempre". Outros 48% relataram sentir exaustão "às vezes".

Isso significa que a maioria dos colaboradores em tempo integral - quase 8 em cada 10 - experimenta esgotamento no trabalho, pelo menos às vezes. E por isso, a volta da rotina corporativa tem feito muitas empresas repensarem qual será o suporte ideal para manter funcionários equilibrados e produtivos. Felizmente, a campanha Janeiro Branco, criada por psicólogos mineiros em 2014, ganha destaque e visibilidade neste ano de 2021 com o objetivo de conscientizar as pessoas e empresas sobre a importância da saúde mental.

O mundo corporativo sabe que a Síndrome de Burnout - estado de estresse crônico que leva à exaustão física e emocional - em funcionários prejudica a saúde e a produtividade, diminuindo a motivação em aprender e crescer. Quando se está exausto, a maior parte da energia e foco mental está na sobrevivência diária, não no desenvolvimento para o futuro. "Colaboradores que dizem que muitas vezes ou sempre experimentam Burnout no trabalho são 63% mais propensos a tirar um dia de folga; têm 50% de chance de discutir como abordar as metas de desempenho com a gerência; 23% mais inclinados a visitar o pronto-socorro; 2,6 vezes mais propensos a procurar ativamente um emprego diferente e 13% menos confiantes em seu desempenho". Gallup 2019.

Por isso, os gestores e líderes de empresas têm papéis essenciais para evitar a Síndrome de Burnot em membros da equipe, e outros problemas relacionados à saúde mental e estresse no ambiente de trabalho. Veja abaixo cinco dicas importantes para reverter o jogo e transformar seu time em uma equipe fortalecida.

5 dicas para gestores ajudarem a transformar uma equipe esgotada em um time fortalecido

• Marque um encontro virtual com sua equipe;

• Convide todos a criarem o seu plano de ajuda de saúde mental para 2021;

• Incentive-os a incluir uma ação de autocuidado diário em suas rotinas;

• Dicas de autocuidado: rotina de exercícios físicos, alimentação saudável; estudar algo novo; momentos com amigos e familiares com os quais você possa conversar; prática de meditação; permitir-se fazer algo prazeroso (academia, artesanato, yoga, leitura, algum hobbie); hábitos de sono; evitar nicotina, álcool e hábitos prejudiciais a sua saúde.

• Compartilhem entre vocês uma ação e lembrem-se de manter o follow up.

A campanha Janeiro Branco está aqui para nos lembrar dos cuidados com a nossa saúde mental. O cenário está incerto e não temos como evitar todos os acontecimentos externos, mas podemos escolher e gerenciar como vamos enfrentá-los.

Autocuidados integrados a nossa rotina e atenção com a nossa saúde mental contribuirá para um 2021 mais leve e produtivo. Liderar com amor gera lucros e temos diariamente a oportunidade de escolher este caminho. Faça sua escolha e impacte sua equipe positivamente.

Sobre a autora

Ligia Costa, fundadora da Thank God It's Today

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar