faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

O direito a um ambiente de trabalho seguro e saudável

trabalho seguro.jpg
Especialista analisa medidas para prevenir e controlar a saúde e segurança da população

É muito comum em campanhas de conscientização onde uma cor é vinculada a um mês do ano como estratégia para chamar atenção da população. Com certeza você já ouviu falar sobre setembro amarelo ou outubro rosa, certo? Desde 2014 surgiu o movimento Abril verde, com o objetivo de reduzir os agravos à saúde do trabalhador e para a prevenção das doenças decorrentes do trabalho.

O mês de abril foi escolhido por ter duas datas de extrema importância para a saúde, o Dia Mundial da Saúde e o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho.

As doenças ocupacionais são adquiridas ou desencadeadas pelo exercício decorrente da atividade do trabalho, ou seja, são doenças que estão diretamente ligadas ao desempenho de uma determinada função. Essas doenças podem ocasionar até em afastamento do trabalho e uma das principais razões para o desenvolvimento desses adoecimentos são altos níveis de estresse, cobrança e espaços inadequados para trabalho – seja ele remoto ou não.

O Dr. José Carlos de Rezende, Supervisor do Programa Médico de Família de Niterói, o primeiro do Brasil e idealizador da startup Cuida Mais explica como essa condição pode ser evitada “A prevenção se dá quando de fato, existe acompanhamento médico, estudando quais são as doenças laborais mais frequentes dentro da empresa, e para cada colaborador existe um diagnóstico. Existem várias maneiras de prevenir as doenças ocupacionais, como: ações que possam minimizar essas patologias, palestras, e por incrível que pareça com muito ensinamento teórico. Com a medicina preventiva podemos alcançar outros níveis de proteção, como: promoção de saúde, proteção especifica, limitação do dano, diagnóstico e tratamento precoce. E na prática, juntamente com as análises existem os exercícios físicos e a dieta saudável. ” Comenta o Dr.

Para o Dr. José Carlos de Rezende, a medicina preventiva dentro das empresas é extremamente importante a fim de evitar doenças, e até mesmo o afastamento do trabalho. Diante deste cenário, muitas companhias já estão se preparando para encontrar alternativas acessíveis para cuidar do bem-estar de seus colaboradores. No Rio de Janeiro, por exemplo, algumas optaram pelo modelo de medicina corporativa ofertado pela Cuida Mais, startup fundada em 2017, que oferece atendimento de qualidade e preventivo por um custo acessível.

“Desde o início do nosso projeto, temos notado que as empresas têm essa necessidade de oferecer um bom atendimento para seus colaboradores, por um custo acessível. Hoje sabemos que algumas instituições gastam entre 12% e 20% de suas verbas com planos de saúde, o que, para muitas companhias, pode representar um grande déficit econômico. Vale ressaltar que, por vezes, o investimento é realizado de maneira errada, não resolvendo, de fato, as necessidades de saúde. Os altos preços, aliás, restringem o acesso de milhões de brasileiros a consultas médicas e exames”, explica.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar