faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

O futuro da Automação e da Gestão da Força de Trabalho é agora

TAG: Destaques
apdata

Conheça o Workforce Management da Apdata

A gestão otimizada da força de trabalho em setores com escalas de trabalho altamente complexas, como área de Saúde, varejo e entre outras, pode trazer economias significativas a médio e longo prazo, além de proporcionar melhor qualidade de vida aos profissionais da área. E como a tecnologia pode contribuir na otimização da escala desses profissionais?

Segundo o relatório do Gartner sobre o mercado de Workforce Management em 2020, de janeiro a junho deste ano houve um aumento global da busca por ferramentas da gestão da força de trabalho na área de Saúde de quase 30%, quando comparado a 2019 – impulsionado pelo COVID-19. Entretanto, até 2024 a área de Saúde deve substituir os controles manuais e a tecnologia legada por ferramentas na nuvem.

Ainda de acordo com o Gartner, até 2025 ao menos 45% das grandes empresas do setor de Saúde deverão usar a automação para a gestão da força de trabalho.

Para atender o mercado, que também tem passado por uma transformação nesse aspecto, a Apdata desenvolveu o Workforce Management – uma tecnologia que gerencia de forma simples e segura o dimensionamento automático da força de trabalho, permitindo que os gestores tenham uma gestão mais acurada das suas equipes de trabalho, e dentro das regras de negócio.

A gestão da força de trabalho

A quantidade de trabalho administrativo necessária para o estabelecimento de escalas de trabalho é enorme – sem contar eventuais ajustes, trocas, entre outros.

De acordo com benchmarkings internacionais, uma solução de Workforce Management pode reduzir os recursos gastos com administração de escala em torno de 50%. Em média, até nove horas semanais de gestores de escalas podem ser otimizados com o uso da tecnologia.

Com o avanço da tecnologia, é possível realizar a gestão automatizada da escala. Algoritmos que levam em conta sazonalidades, demandas, perfis de colaboradores, especialidades de cada sindicato e todas as variáveis do negócio, permitem automatizar esta gestão – desde o planejamento da escala, até a reconfiguração por conta de alguma mudança.

Além disso, o módulo de Workforce Management da Apdata tem a visualização do plano de trabalho disponível em painel e dashboard, e possui integração nativa com todos os outros módulos da solução, o que incluí os módulos de Controle de Frequência e Folha de Pagamento. Com isso, os gestores têm acesso a uma visão integrada não somente da escala, como também de informações de admissão, férias, rescisão, espelho de ponto, jornada de trabalho, entre outros.

Inteligência para a gestão de equipes Na criação ou alteração da escala, o sistema sinaliza se há um número suficiente de colaboradores para aquela demanda, indicando se está abaixo ou não da capacidade ideal, e aponta as ausências e as competências dos colaboradores que deveriam estar cumprindo a escala.

O Workforce Management também conta com um monitor de presenças – que dá ao gestor visibilidade imediata dos colaboradores que ainda não estão em seus postos de trabalho, e identificando de imediato as opções de substituição.

Por fim, o Workforce Management também aponta alertas relacionados à legislação trabalhista, como jornada de trabalho excedida, restrições de colaboradores, entre outros.

Para saber mais sobre a solução de Workforce Management da Apdata para o setor de Saúde, entre em contato com um de nossos especialistas.