faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Aprendendo a faturar SUS gratuitamente

Article-Aprendendo a faturar SUS gratuitamente

vista-superior-do-medico-com-um-laptop-e-uma-prancheta_1232-385
Se os hospitais, especialmente os públicos e as santas casas, aprenderem a faturar direito terão mais recursos para tratar mais pacientes

Vou pedir licença para fazer uma divulgação aqui no blog ... mas quem ler vai confirmar que é por uma boa causa.

Está disponível para download gratuito o meu livro Modelo GFACH-FATSUS – Gestão em Faturamento SUS, que sem nenhuma modéstia é a única publicação desenvolvida para gestores que querem entender a Tabela SIGTAP do SUS, em todos os seus capítulos e nuances, e com foco em maximizar a receita hospitalar, evidentemente sem cometer nenhuma espécie de delito.

A motivação para escrever o livro eu comentei em posts anteriores: mais de 90 % das pessoas que trabalham em faturamento e estatísticas hospitalares, e dos gestores das áreas hospitalares onde a receita é gerada, nunca teve um curso sobre a Tabela SIGTAP. Em todos os cursos que dei sobre o tema um comentário sempre foi unânime ao final: “eu não tinha ideia da dimensão da Tabela, e de tudo que se pode aproveitar dela não só no faturamento, mas na gestão hospitalar”.

Pois é – anos depois da sua publicação e ainda tem gente que é uma tabela de preços tipo CBHPM, ou AMB, ou Brasindide, ou Simpro !!!

Como as pessoas não tiveram tempo de estudar seus capítulos, primeiro nem imaginam o que significam os capítulos, e consequentemente não sabem o que tem dentro deles ... então como podem faturar direito, ou aproveitar o que ela oferece para a gestão hospitalar ?

O livro discorre sobre a tabela, e sobre como se deve organizar os processos relacionados à formação das contas nos hospitais, clínicas e demais serviços de saúde, e tem como foco principal disseminar a cultura de que não se deve somente registrar itens que tem valor – os itens com valor = 0 são tão importantes como os demais, primeiro porque é a única forma que o SUS tem para apurar a produção dos serviços de saúde, e segundo porque se utilizar todos os recursos que a tabela oferece, o hospital pode utilizar os arquivos de faturamento como ferramenta de gestão, obtendo dele uma grande gama de relatórios de produção e estatísticas que quando são produzidas em outras fontes e formas acabam consumindo muitos recursos da administração (são caras) e ainda não oferecem confiabilidade (invariavelmente produzem números “imbatíveis” ... não batem com nada!!!).

Para fazer o download não é necessário login, senha ou coisa do tipo ... é só entrar, navegar e fazer o download !!!

A página também disponibiliza um curso gratuito que pode ser feito à distância. É uma INSTRUÇÃO PROGRAMADA, em que o interessado baixa um simulado de prova de proficiência e conforme vai lendo o livro vai respondendo as questões. Ao final manda as respostas para mim (autor do modelo) que faço a avaliação e devolvo ... gratuitamente ... totalmente gratuitamente.

Esta instrução programada foi desenvolvida pensando em milhares de pessoas que trabalham longe de São Paulo e não podem fazer nossos cursos presenciais, e para os que moram em qualquer lugar e não têm condições de pagar por um curso presencial. Infelizmente, por falta de patrocínio, só tenho conseguido montar uma turma por ano para oferecer gratuitamente para pessoas nestas condições ... então a opção deles é a Instrução Programada – nas demais disciplinas que também ministro aula e que também têm modelos na Internet, milhares de pessoas já estudaram gratuitamente.

Somente se o interessado desejar um certificado haverá custo. Vai fazer uma prova de 50 questões (não tem moleza alguma) e se tiver 70 % de aproveitamento recebe o certificado. Como também não temos patrocínio para isso, para cobrir as despesas deste processo somos obrigados a cobrar uma taxa.

Mas reforçando ... o livro e a instrução programada são absolutamente gratuitos.

Aproveite, e divulgue para quem necessita – se os hospitais, especialmente os públicos e as santas casas, aprenderem a faturar direito terão mais recursos para tratar mais pacientes, porque como estamos cansados de saber, tem muito dinheiro no sistema, e boa parte dele não chega no destino porque quem presta o serviço não sabe cobrar, e sistema nenhum do mundo resolve este tipo de coisa – é como carro: para andar na direção certa alguém tem que dirigir !!!!