faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Tecnologia da Rockwell Automation auxilia na digitalização de empresas do setor farmacêutico

automacao setor farmaceutico.jpg
O SoftSensor® Application possibilita reduzir de 28% a 30% o tempo do ciclo de processo de secagem de substâncias de medicamentos, além de garantir menos interrupções para amostragem física e medições

Sempre em busca de promover o desenvolvimento tecnológico do setor farmacêutico, a Rockwell Automation, empresa multinacional com mais de 100 anos de experiência em tecnologia e inovação, investiu na criação de soluções que contribuem para tomadas de decisões em tempo real, bem como para otimização de processos de manufatura e aumento do nível de controle das empresas do segmento.

Este tipo de tecnologia corrobora para o crescimento do setor, que já vem em ascensão nos últimos anos. De acordo com estudo da Sindusfarma, a indústria farmacêutica teve um faturamento de R$ 76,98 bilhões no último ano, com crescimento de 11,5% em relação a 2019. Ainda segundo a pesquisa, o mercado farmacêutico do Brasil ocupa a 7ª colocação entre todos os países do mundo, com projeção de crescimento de duas casas nos próximos anos, alcançando a 5ª colocação até 2023.

Para o Gerente de Indústria da Rockwell Automation, Marcelo Sereno, o avanço tecnológico é fundamental para o desenvolvimento do setor, e alinhar estas soluções aos operadores responsáveis, é essencial para garantir resultados satisfatórios às empresas. “Na indústria, a chave para o sucesso é a rápida inovação e excelência operacional. Os colaboradores são parte fundamental da equação por toda a fábrica e, graças aos novos desenvolvimentos, é possível colocar a ciência de dados para trabalhar lado a lado com os especialistas, contribuindo para orientar a ação do operador em tempo real e ampliar os insights”, explica.

SoftSensor: a digitalização do setor farmacêutico a partir do aprendizado de máquina

Para viabilizar o desenvolvimento deste importante setor, a Rockwell Automation utilizou uma abordagem de Controle de Modelagem Preditiva (MCP) para desenvolver o SoftSensor® Application, um sensor virtual que compreende, de forma confiável, quando o teor de umidade de um medicamento é o ideal, a partir de um modelo de aprendizado de máquina. De acordo com o especialista, o resultado da solução é uma redução de 28% a 30% no tempo de ciclo de processo de secagem, com menos interrupções para amostragem física e medições.

Depois que o modelo é treinado, o MCP utiliza os dados do sensor em tempo real, o atual estado dinâmico do processo, o modelo MCP treinado e as metas e limites variáveis do processo, para calcular mudanças futuras nas variáveis dependentes dos níveis de umidade com um alto grau de confiança.

“Vamos supor que você deve alcançar um nível crítico de umidade para a substância de um medicamento granular. A substância começa líquida e passa por um secador de leito fluidizado. O processo de secagem é interrompido com frequência para testar a umidade das amostras físicas, introduzindo latências no processo de secagem. Neste sentido, o modelo de aprendizado de máquina trabalha no limite para fornecer informações críticas - e ações prescritas - ao operador em tempo real”, ressalta Marcelo.

Verificação contínua do processo

Alinhado ao aprendizado de máquina, o relatório de análise avançado também é responsável por auxiliar a tomada de decisões em situações que existe um certo nível de tolerância de latência. Ou seja, em situações que não precisam de resposta imediata do operador.

Para Marcelo, a verificação contínua do processo (CPV) é uma alternativa proativa a abordagem histórica da indústria farmacêutica sobre os requisitos de qualidade, segurança e eficácia específicos exigidos pelo mercado. “O sistema monitora continuamente os processos de produção em tempo real, usa métodos de controle de processo estatísticos para imprimir tendências de forma que os operadores possam analisar como o processo está aderindo às referências definidas e aprovadas - e identificar qualquer desvio ou tendências que surjam. As ações corretivas podem ser tomadas para abordar os desvios ou tendências para evitar a violação dos limites aprovados”, comenta.

O executivo explica ainda que “o relatório de análise avançado e o machine learning podem ser aplicados a diversos casos de uso para auxiliar a tomada de decisão por toda cadeia de valor do setor de ciências da vida”.

As soluções desenvolvidas pela companhia para suprir as demandas do setor farmacêutico estarão disponíveis no “Life Sciences Forum”, na 30ª edição do evento anual Automation Fair, que será realizada de forma virtual e presencial no George R. Brown Convention Center de Houston, Texas, nos EUA, dos dias 9 a 11 de novembro de 2021, cuja inscrição pode ser realizada aqui.

Sobre a Rockwell Automation

Rockwell Automation, Inc. (NYSE: ROK) é líder global em automação industrial e transformação digital. Conectamos a imaginação das pessoas com o potencial da tecnologia para expandir o que é humanamente possível, tornando o mundo mais produtivo e sustentável. Com sede em Milwaukee, Wisconsin, a Rockwell Automation emprega cerca de 24 mil solucionadores de problemas dedicados a clientes em mais de 100 países. Para saber mais sobre como estamos dando vida à Connected Enterprise no setor industrial, acesse o site oficial da Rockwell Automation.

Automation Fair e PartnerNetwork são marcas comerciais da Rockwell Automation, Inc.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar