faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

AME aprimora atenção com prontuário eletrônico e ERP

ame-aprimora-atencao-com-prontuario-eletronico-e-erp.jpg
- Shutterstock
Ambulatório de Piracicaba utiliza sistema da Wareline desde 2011. Dados gerados servem para aprimorar sistema online de agendamento e procedimentos

O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Dr. Oswaldo Cambiagui, de Piracicaba (SP), é um dos exemplos de que instituições de atendimento inseridas no Sistema Único de Saúde (SUS) estão investindo mais em tecnologia da informação para aprimorar a gestão e o atendimento. Administrada em regime de Organização Social de Saúde (OSS) pela Funcamp (Fundação de Desenvolvimento da Unicamp), ligada à Universidade Estadual de Campinas, a unidade registra todas as informações dos pacientes em um sistema de gestão hospitalar.

A fornecedora do ERP é a Wareline, empresa especializada em softwares de gestão hospitalar. O sistema – e seus módulos auxiliares, que incluem integração com sistemas governamentais, gestão de suprimento, faturamento, agendas e prontuário eletrônico – é alimentado com dados cadastrais dos pacientes, resultado de exames laboratoriais, condições prévias de saúde etc.

A unidade é especializada em cirurgias de pequena e média complexidade em ortopedia, oftalmologia e cirurgia geral. São cerca de 110 funcionários para uma média de 70 usuários ativos do sistema.

O processo de implantação começou em 2011, e aperfeiçoou não só os processos administrativos, mas também o atendimento aos pacientes. Isso aconteceu porque, segundo Paulo Ferraz, do departamento de tecnologia da informação da AME, a disponibilização das informações em tempo real permitiu que os profissionais de saúde ganhassem tempo, uma vez que o histórico completo do paciente está a alguns cliques de distância.

Relatórios, estatísticas e índices também são fornecidos pela ferramenta e auxiliam na tomada de decisões mais rápidas e precisas. O sistema grava o tempo de início e fim dos atendimentos, com cálculos em tempo real de quanto cada médico leva para fazer diferentes tipos de atendimento, gerando números que podem ser utilizados para melhorar os agendamentos.

Todos os AMEs administrados pela Funcamp - Limeira, Mogi Guaçu, São João da Boa Vista e Rio Claro – estão usando o sistema da Wareline, que venceu um processo licitatório.

Implantação
Segundo Ferraz, a ferramenta é de fácil utilização, e não exigiu que a instituição mudasse a rotina de atendimento. A ferramenta da Wareline, pré-formatada, permite a adaptação às rotinas individuais, explica o técnico. Além disso, a implantação contou com a sugestão de cada uma das áreas da unidade, o que criou um sistema de tela única com guias, facilitando o uso. Houve ainda um esforço da unidade em convencer e engajar médicos e enfermeiros a fazer os registros eletrônicos, considerando a importância e os benefícios do sistema.

“Tivemos problemas? Sim. Mas o foco é ter um projeto adequado. Se o provedor de serviço não tiver uma visão de onde quer chegar, não vai chegar a lugar nenhum”, pondera Ferraz. “A primeira coisa é que a instituição tem que ter seus processos muito bem definidos e sólidos. Nenhum sistema atende 100% da sua expectativa.”

Para Raphael Castro, gerente comercial da Wareline, no começo, “o grande desafio era integrar setores separados”. Houve um estudo de aderência sobre os processos para identificar as ferramentas necessárias e integrar os setores da unidade – o que incluiu criar mecanismos de agendamento online, entre outros recursos. O próximo passo é implantar um sistema de certificação digital dos colaboradores.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar