faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

IA revoluciona tratamento oncológico com monitoramento cardiovascular

Article-IA revoluciona tratamento oncológico com monitoramento cardiovascular

IA para tratamento oncológico.jpg
Ferramenta de IA, conhecida como strain, auxilia na detecção precoce de alterações cardiovasculares em pacientes oncológicos, permitindo intervenções rápidas para minimizar interrupções no tratamento do câncer.

Pacientes diagnosticados com câncer necessitam de cuidados cardiovasculares durante o tratamento. A cardio-oncologia tem se destacado no acompanhamento desses pacientes, especialmente aqueles com condições cardíacas pré-existentes. O câncer colorretal, com alta incidência em indivíduos acima de 50 anos, é um dos tipos que mais requerem acompanhamento cardiológico.

A Dra. Katia Luz, cardio-oncologista do Complexo Hospitalar de Niterói (CHN), parte da Dasa, destaca o uso do ecocardiograma com speckle tracking, ou strain, uma ferramenta de IA que detecta alterações cardiovasculares mínimas, imperceptíveis ao olho humano. Essa avaliação identifica alterações no paciente mais rapidamente que o ecocardiograma comum, permitindo intervenções precoces para preservar a saúde cardiovascular do paciente e minimizar interrupções no tratamento oncológico.

O acompanhamento da cardio-oncologia possibilita o tratamento de pacientes que não seriam elegíveis para terapias mais agressivas e também avalia a toxicidade potencial de alguns tratamentos no coração do paciente, como a quimioterapia. Assim, o cardiologista, em conjunto com a equipe de oncologia, pode identificar os melhores tratamentos e protocolos para cada caso, abordando o câncer de forma eficaz.