faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Confira como funcionam os sensores Bluetooth que monitoram a refrigeração das vacinas

Article-Confira como funcionam os sensores Bluetooth que monitoram a refrigeração das vacinas

vacina 2.jpeg
A solução da Zebra Technologies, usada nos EUA, permite o acompanhamento de doses, desde o laboratório até sua aplicação

Uma das ferramentas responsáveis por manter as vacinas de COVID-19 na temperatura indicada pelo fabricante são sensores Bluetooth, que monitoram a climatização das doses, garantindo que as diferentes marcas de imunizantes disponíveis no mercado estejam corretamente armazenadas durante o caminho entre laboratório e paciente. A solução está sendo usada nos Estados Unidos para supervisionar cada uma das doses que são aplicadas no país.

A tecnologia é essencial para garantir que as vacinas chegarão à ponta em perfeito estado. Caso o imunizante tenha saído da faixa de temperatura ideal, o sistema emite um alerta para que a dose não seja utilizada. Além disso, a solução também coleta dados que ficam armazenados na nuvem e permitem a geração de relatórios em tempo real.

“Essa inteligência permite que os gestores de saúde tomem decisões mais acertadas na distribuição das vacinas e controle correto do transporte e armazenamento.  É ainda uma garantia de que todas as doses estão em perfeito estado para serem aplicadas, dando tranquilidade para a população”, explica o presidente da Zebra Technologies no Brasil, Vanderlei Ferreira. A empresa é fornecedora de tecnologia de rastreamento de vacinas para o governo americano.

Os sensores Bluetooth ainda permitem o acesso às informações sem a necessidade de cabos ou de conexão à internet, sendo grandes aliados para uma campanha de vacinação eficiente.