faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

DGS Brasil firma parceria tecnológica com o Hospital das Clínicas de São Paulo

blog-saude-business (2).jpg
Instituição adota sistemas de integração e automação para serviços de diagnóstico por imagem com o objetivo de melhorar a segurança e a experiência do paciente

A DGS Brasil , empresa líder de soluções de diagnóstico e gestão hospitalar na Europa e uma das maiores do mundo, anuncia início de parceria com o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) para integração e automação dos serviços de diagnóstico por imagem. O projeto inclui a migração de mais de 200 milhões de exames de diagnóstico por imagem e a implantação de sistema para armazenar mais de 1 milhão de exames por ano. As melhorias permitirão ainda o desenvolvimento de novas soluções com o núcleo de inovação, o InovaHC.

Atualmente, o Núcleo de Diagnóstico por Imagem do HCFMUSP abrange as sete unidades do complexo: Instituto de Radiologia (InRad), Instituto da Criança (ICR), Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas (IOT), Instituto de Psiquiatria (IPQ), Instituto Central (ICHC), Instituto do Coração (InCor), Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP) e Hospital Auxiliar de Suzano.

Para o CEO da DGS Brasil, Paulo Banevicius, a experiência adquirida ao redor do mundo permite que o grupo atenda o HC em toda sua complexidade, por meio de soluções abrangentes e orientadas para o processo e, dessa forma, transformar as organizações na área da saúde. "A iniciativa é um importante passo na digitalização e automação de todo o ecossistema do InRad. Trata-se de um momento de grande transformação que irá apoiar a área de inovação do InovaHC no desenvolvimento de novas tecnologias", explica o executivo.

O presidente do Conselho do Instituto de Radiologia (InRad) e presidente da Comissão de Inovação (InovaHC), Giovanni Cerri, explica que o projeto representa uma importante inovação para o HC, para o Sistema Único de Saúde (SUS) e para a sociedade em geral. "A transformação digital é, sem dúvida, um dos maiores projetos do HC, sobretudo para a assistência ao paciente. A tecnologia melhora a experiência do paciente, promove segurança e praticidade para os médicos e flexibiliza as operações, uma versatilidade que amplia a qualidade no atendimento", afirma.

As soluções desenvolvidas pela DGS Brasil, como a Inteligência Artificial (IA), se tornam aliadas da área da saúde em um momento em que diversos setores se modernizam para otimizar o trabalho dentro das instituições de saúde.

A digitalização destes processos, segundo Paulo Banevicius, ajuda a instituição a entregar um diagnóstico mais preciso. "A tecnologia permite compartilhar estes processos, isso é um dos grandes atributos da associação. Não é só uma solução de PACS, mas um agente de transformação digital, pois tudo aquilo que é imagem, fará parte de um diagnóstico", relata o executivo.

A solução da DGS Brasil é constituída por sistemas de RIS (Radiology Information System) e PACS (Picture Archiving and Comunication System), que fornecem uma solução unificada de armazenamento, processamento avançado de imagens e laudos, tudo numa mesma plataforma tecnológica e muito sofisticada.

Além disso, fazem parte do projeto o uso da ferramenta BI4H (Business Intelligence for Healthcare), uma poderosa ferramenta de BI que consolida as informações de todos os fluxos de radiologia, facilitando a tomada de decisão dos médicos e gestores do Hospital das Clínicas. O HC também será pioneiro no armazenamento dos exames em nuvem da DGS, por meio da solução DStorage da Dedalus.

Sobre a DGS Brasil

A DGS Brasil pertence ao Grupo Dedalus, provedor líder de soluções de diagnóstico e gestão hospitalar na Europa e um dos maiores do mundo. Com sede na Itália, possui atuação global em mais de 30 países e cerca de 5,5 mil colaboradores, que atendem mais de 6 mil hospitais e 5,3 mil laboratórios. A empresa conta com uma área de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) com 1,1 mil profissionais, considerada uma das maiores da Europa. No Brasil a empresa possui escritórios em São Paulo (SP) e no Recife (PE).

Com a demanda crescente por soluções de Tecnologia da Informação no setor da saúde (TI), em 2016, iniciou plano de expansão com a aquisição da Agfa Healthcare IT tornando-se líder no mercado de soluções de saúde nos segmentos hospitalar e de diagnóstico. Em 2020 adquiriu a divisão de software de saúde da DXC Technology. O Grupo tem investidores como a Ardian, maior empresa de investimento privado da Europa e 4ª do mundo; e Abu Dhabi Investment Authority (ADI).

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar