faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Jornada de Medicina de Reabilitação convida profissionais de várias especialidades para debater novas tecnologias

blog-como-a-tecnologia-pode-ajudar-na-reabilitacao-fisica

Em 23 de novembro, a Associação Paulista de Medicina sediará a Jornada de Tecnologias que Estão Mudando a Medicina de Reabilitação. Entre 8h e 12h, técnicas e novidades da Fisiatria serão abordadas em três aulas seguidas de uma mesa redonda para médicos de diversas especialidades, como ortopedistas, reumatologistas, geriatras, neurologistas, entre outros.

Segundo a coordenadora do evento, dra. Ana Rita Cortelli Donati, fisiatra da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), o simpósio foi pensado a partir da percepção de que muitas das tecnologias da Reabilitação vão de encontro com interesses dos médicos de diversas áreas da medicina. “A ideia é expandir. Queremos sair do local restrito em que fica a nossa especialidade e criar interfaces mais frequentes e interessantes com outros profissionais”, explica.

A Reabilitação trabalha bastante com a funcionalidade, portanto, exige conhecimento abrangente da situação do paciente. Nesse contexto, os fisiatras acabam lidando com diversas funções do corpo, a fim de reinserir o paciente de maneira positiva na sociedade. “Por isso é tão importante trazer inovações para nortear o tratamento completo em um futuro próximo”, destaca dra. Ana Rita.

As palestras se dividirão em dois eixos principais: terapias robóticas e análise de movimento. As primeiras são ferramentas que a Fisiatria já tem certa experiência e a segunda representa um recurso que possibilita a ponte com outras tecnologias e especialidades. Esta será explicada minuciosamente pelo dr. Leonardo Metsavaht, cientista chefe do Instituto Brasil de Tecnologias da Saúde (IBTS), cujo foco de carreira está nas análises biocinéticas.

“Se a Fisiatria se dedica à funcionalidade, temos que ter um olhar crítico para avaliar o desempenho do paciente e executar novos recursos de maneira competente para suprir o que falta. A inovação vai desde a esfera do diagnóstico até a do tratamento”, afirma dra. Ana Rita.

O objetivo é propiciar um fluxo otimizado de informações, capaz de enriquecer o conhecimento e a criticidade dos médicos da Reabilitação e demais especialidades. O conhecimento sobre novas possibilidades é essencial para a aplicação dos melhores tratamentos aos pacientes.

Associação Paulista de Medicina (APM)

Data – 23 de novembro de 2019

Horário – 08h às 12h

APM – Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 278 – Bela Vista, São Paulo

Mais informações: site ou (11) 3188-4281

TAG: Destaques
Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar