faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Transformação digital com metodologia ágil leva a recordes de venda na saúde

TAG: Mercado
dti digital parte da tribo Camaleão.jpg
Solução criada pela dti digital transforma canal de atendimento online do Grupo Hermes Pardini

Sexta-feira, véspera de feriado, 17h, no início da pandemia. Foi assim que estreou o projeto “compra teste rápido covid”, uma parceria entre a dti digital e o laboratório Hermes Pardini. Em 1 semana o projeto foi planejado, entregue e executado, levando a recordes de vendas por dia no Lab to Lab, vertente B2B do Grupo Hermes Pardini. Agora vamos voltar um pouco esta história para entender como isso foi possível.

Em 2009, a dti digital foi fundada por um grupo de amigos com o propósito de apoiar empresas a se transformarem digitalmente. Especializados em design thinking e metodologias ágeis, atuam com foco no cliente e em sua jornada de transformação. Hoje a empresa conta com mais de 800 colaboradores em uma estrutura 100% descentralizada, ou seja, sem hierarquia ou organograma, que trabalham em formato de uma rede colaborativa. Entre seus clientes estão grandes nomes como Fiat, Vale, Localiza Hertz, Grupo Hermes Pardini, Unimed e Bayer.

O case “compra teste rápido covid” foi um dos mais significativos da saúde. A proposta era o aprimoramento do chamado Big Place, um marketplace que o Hermes Pardini utiliza para vender para mais de 6 mil laboratórios conveniados espalhados pelo Brasil dentro do portal My Pardini. Com um time 100% dedicado, foi necessário conhecer e entender toda estrutura do cliente e jornada de compra dos laboratórios para propor e desenvolver otimizações.

Com a definição de OKRs (Objectives and Key Results), a metodologia ágil propôs mudanças graduais, ​na qual foi possível experimentar e testar em ambientes seguros, além de verificar  se o valor estabelecido estáva sendo entregue. No case em questão, muitas áreas estavam envolvidas, como TI, RP, financeiro, necessitando diversas integrações. A venda dos kits iniciou progressivamente, primeiro para 100 laboratórios e foi expandida aos poucos até chegar aos 6 mil. “Quando entrou em produção já tinha fila de clientes preparados para fazer a compra! A demanda estava muito maior que a oferta”, relata Luciana Seif, Account Manager da dti digital.

Para a dti, este resultado somente foi possível pois o cliente acreditou na ideia, estava aberto a experimentar uma tecnologia e metodologias novas e confiou no time multidisciplinar e autônomo que foi formado. Para ser diferente de tudo que já existe hoje e sobressair em relação aos concorrentes, Luciana ressalta a importância da equipe: “a figura do representante do negócio, do Product Owner, do designer UX, do arquiteto, do DevOps e desenvolvimento, esse time faz toda a diferença!”.

Diferente de outros setores, onde a transformação digital visa rentabilidade, redução de custo, e eliminar trabalhos manuais, na saúde as experiências e sensações do usuário são vitais e devem vir em primeiro lugar. Luciana reforça que nem todas questões serão resolvidas de forma ágil, “tem muita coisa que precisa ser resolvida através da mudança de processos”. Mas questões tecnológicas e de sistemas, a metodologia ágil pode ser uma forte aliada.

As entregas deste projeto causaram um grande impacto dentro do Grupo Hermes Pardini, repercussões positivas para a TI, para os negócios e para a própria organização da empresa. Como consequência, o laboratório recebeu prêmio de 1º lugar em inovação na área de saúde e tecnologia com o portal My Pardini.

 

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar