faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

“Cuidados Paliativos” é a nova especialidade adicionada ao UpToDate

Article-“Cuidados Paliativos” é a nova especialidade adicionada ao UpToDate

São Paulo, 28 de outubro de 2014 – O UpToDate®,  recurso de suporte a decisões médicas baseado em evidências, passa a contar com mais uma importante especialidade médica.  Denominada Cuidados Paliativos, abrange uma série de tópicos com foco na melhoria de sintomas e da qualidade de vida de pacientes que enfrentam doenças graves. Com essa adição, o recurso desenvolvido pela Wolters Kluwer Health, líder mundial em fornecimento de informações para profissionais e estudantes da área da saúde, passa a contar com sua 22ª especialidade. Os cuidados paliativos simbolizam uma abordagem autêntica para cuidar de pacientes desde o nascimento até a morte.

“Este lançamento consiste em um grande avanço em um aspecto crítico do atendimento médico. Nenhuma especialidade escapa à responsabilidade da prestação de cuidados sintomáticos e de suporte a doentes crônicos ou a pacientes que se aproximam do fim da vida. Com a novidade, todos os médicos beneficiar-se-ão do acesso a tópicos baseados em evidências que apresentam a prática atual na medicina paliativa, escritos por líderes que são autoridades na área. Estou muito orgulhoso de ter sido um parceiro nesta empreitada”, explica o Dr. Nathan Cherny, autor contribuinte do UpToDate. Além de professor associado de Medicina na Universidade Ben-Gurion do Negev, em Beer Sheva, Israel, Dr. Cherny é também diretor de Serviços de Dores do Câncer e Medicina Paliativa (Departamento de Oncologia) no Centro Médico Shaare Zedek, em Jerusalém.

A nova especialidade adicionada ao UpToDate é totalmente aderente ao cenário da saúde brasileira e está relacionada ao aumento da relevância de uma importante área no País, que é a de assistência a idosos, modalidade na qual é importante oferecer uma gama completa de serviços e cuidados paliativos, que atualmente não é prioritária. A rede de saúde concentra-se, na maioria das vezes, na prestação dos cuidados essenciais e esquece-se das medidas que podem abrandar de alguma forma a situação de pacientes crônicos.

“Quando há sofrimento e doença terminal é fundamental que os médicos e enfermeiras tenham acesso às melhores opções de tratamento. Um recurso como esta especialidade ajuda a garantir que os médicos sempre tenham as ferramentas necessárias para oferecer o melhor atendimento. A ideia é tornar mais fácil a prestação dos cuidados e disponibilizar as mais modernas opções para o tratamento destes pacientes que sofrem, garantindo que estejam sujeitos às melhores decisões para seus cuidados”, explica André Rebelo, Gerente de Relações Públicas da Wolters Kluwer Health para o UpToDate.

A inclusão de Cuidados Paliativos é o resultado de mais de dois anos de uma extensa colaboração liderada pela Dra. Susan D. Block e pelo Dr. J. Andrew Billings, editores-chefe da especialidade. Juntos lideraram uma equipe de mais de 100 especialistas nesta modalidade médica no mundo inteiro. A equipe revisou e classificou de forma abrangente o corpo da pesquisa e a literatura específica de cuidados paliativos. Os tópicos resultantes e inseridos no UpToDate visam proporcionar aos pacientes alívio dos sintomas, da dor e do estresse de uma doença grave, melhorando a sua qualidade de vida e de seus familiares. A equipe continua monitorando novos estudos e alterações na prática dentro da área em evolução.

“À medida que um crescente número de instituições de saúde que usam o UpToDate desenvolve recursos dedicados para cuidados paliativos, aumenta mais do que nunca a necessidade de oferecer um conteúdo profissional consistente e educação do paciente. Estamos focados em apoiar médicos, pacientes e seus familiares com as melhores respostas para perguntas desafiadoras que eles enfrentam em relação aos cuidados paliativos, complementa a Dra. Denise Basow, vice- presidente/diretora geral, UpToDate na Wolters Kluwer Health, Clinical Solutions.

Cerca de 150 tópicos médicos e de educação do paciente fornecem recomendações consistentes baseadas em evidências para avaliação e administração da dor e de sintomas não relacionados à dor em pacientes em diversas disciplinas. A ideia é trazer uma abordagem interdisciplinar, tal como acontece em programas hospitalares emergentes de cuidados paliativos. Além disso, os tópicos integram as informações mais atuais sobre a especialidade à prática, incluindo questões médicas e psicossociais.

A nova especialidade está disponível agora para assinantes do UpToDate. Os tópicos podem ser acessados online através do UpToDate Mobile App. O aclamado recurso de suporte a decisões médicas UpToDate é utilizado por mais de 850 mil médicos em 164 países e presente em 90% dos centros médicos acadêmicos dos EUA. No Brasil, já utilizam o sistema UpToDate,inúmeras instituições de saúde, médicos e estudantes de medicina. Quatro dos cinco hospitais brasileiros presentes na lista LATAM Top 20 são usuários da solução.

Sobre a Wolters Kluwer Health

A Wolters Kluwer Health é uma fornecedora líder mundial de informações, inteligência empresarial e soluções para o local de atendimento para a área da saúde. Atendendo mais de 150 países em todo o mundo, os médicos confiam nas ferramentas de informações e soluções de software líderes de mercado da Wolters Kluwer Health durante toda a sua carreira profissional, desde a formação até à prática. Entre as principais marcas estão:Health Language®, Lexicomp®, Lippincott Williams & Wilkins, Medicom®, Medi-Span®, Medknow,  Ovid®, Pharmacy OneSource®, ProVation® Medical e UpToDate®.

A Wolters Kluwer Health faz parte da  Wolters Kluwer, empresa global líder de mercado em serviços de informação. A Wolters Kluwer apresentou uma receita anual em 2013 de 3,6 bilhões de euros (4,7 bilhões de dólares), emprega aproximadamente 19 mil pessoas ao redor do mundo e atua em mais de 40 países na Europa, América do Norte, Ásia-Pacífico e América Latina. Siga-nos no Twitter (oficial): @WKHealth.