O Instituto de Ortopedia de Traumatologia do HC-FMUSP, ligado à Secretaria de Estado da Saúde, alerta para problemas que o uso cada vez mais frequente de smartphones pode causar às mãos. Com a evolução tecnológica e a popularização dos celulares, cada vez mais pessoas, inclusive profissionais de saúde, têm acesso a estes telefones, que se parecem com computadores.
Navegar na Internet nunca esteve tão à mão. Mandar mensagens, responder e-mails ficou rápido e fácil. É possível se comunicar com o mundo usando apenas o polegar, que também é o responsável por segurar o aparelho. Segundo o ortopedista Mateus Saito, o dedo acaba enfrentando um ritmo maior do que o que foi feito para enfrentar, gerando lesões conhecidas como “textingtendinitis”.
Recente estudo canadense feito com 140 universitários mostrou que 84% apresentavam alguma dor. A mais relatada foi a do polegar. O uso do navegador de internet aumenta em 2,21 vezes a chances de desenvolver dor no polegar quando comparado com usuários de celular sem internet.
As inflamações causadas pelo uso dos smarthphones tendem a melhorar com o uso de bolsa de gelo e analgésicos.
Além de evitar longos períodos digitando e fazer alongamentos periódicos, o ortopedista dá as seguintes dicas:
? Uso consciente dos teclados dos celulares: veja se é necessária a comunicação imediata por mensagem. O uso de teclado e computador é sempre melhor.
? Evite digitar com a mesma mão que segura o celular, ou apoie o celular.
? Ative o sistema que “adivinha”o que você vai escrever
? Em caso de necessidade do uso excessivo destes aparelhos, procurar profissionais que orientem nos exercícios que fortaleçam as mãos.
Tags