A InterSystems anuncia mais uma etapa concluída de seu projeto de automação e integração de informações clínicas dos pacientes no Governo do Distrito Federal (GDF), que envolve 17 hospitais, 17 laboratórios e 63 centros de saúde e diversas Unidades de Pronto Atendimento, com a inauguração da terceira UPA sem papel do Brasil, batizada de Recanto das Emas.
O sistema InterSystems TrakCare permite a construção de um Prontuário Eletrônico Médico, reunindo histórico clínico dos pacientes. Ou seja, não será mais necessário o uso de prontuários feitos manualmente em papel. Com cerca de 300 profissionais, a UPA Recanto das Emas vai oferecer atendimento de urgência e emergência pediátrico, além de clínica médica 24 horas por meio de 17 leitos para observação, seis consultórios, duas salas de acolhimento e classificação de risco, sala de raios-X e laboratório para exames.
?A informatização permite que a UPA melhore a qualidade e a eficiência do atendimento prestado aos cidadãos, reduzindo as filas de espera?, diz Fernando Vogt, diretor regional da InterSystems,
em comunicado.
As informações referentes às pessoas atendidas na Canto da Ema podem ser compartilhadas entre todas as outras unidades de saúde que fazem parte do projeto GDF, considerada a maior iniciativa de integração de informações no setor de saúde pública brasileiro. ?Com isso, o atendimento se torna mais humano e eficiente?, explica Vogt. ?Além disso, há uma enorme economia para o governo que pode reduzir significativamente o uso de papel e a repetição de exames perdidos?.
Segundo a companhia, o sistema também traz benefícios para o trabalho dos profissionais de saúde, entre eles: maior controle sobre procedimentos, acesso a indicadores clínicos e informações seguras e confiáveis – “vantagens que vão permitir um diagnóstico mais preciso, já que com o sistema a equipe médica pode acessar de forma rápida e fácil dados completos sobre os pacientes, desde alergias, medicamentos, até doenças crônicas, o que agiliza a tomada de decisão”.
Outras UPAS já contam com a tecnologia da InterSystems, que vem beneficiando milhares de cidadãos do Distrito Federal. A previsão é de que todo o projeto seja completado até dezembro de 2012.
Tags