Muitas atitudes e hábitos podem interferir no seu sono.
Alguns estudos apontam que entre 30 a 40% da população enfrenta dificuldades relacionadas com o sono, consequentemente interferindo na qualidade de vida e produtividade do indivíduo.
Se você estiver com distúrbios do sono relacionado a algumas doenças como a apnéia do sono é recomendado que procure um especialista. Mas se seu caso for mais simples, apresentamos algumas dicas que podem ser adaptadas ao seu estilo de vida.
– Tenha horários regulares para dormir e despertar. Procure dormir em média 8 horas por dia.
– Crie um ambiente agradável ao sono. No quarto o ambiente não deve ser quente nem frio, dever ser arejado e limpo.
– Procure comer pouco e pelo ao menos 2 horas antes de dormir.
– Depois da última refeição faça atividades relaxantes como ler um livro, ouvir música.
– No momento de dormir, desligue a televisão e música, para que o ambiente permaneça em silêncio.
– Mantenha as luzes do quarto apagadas. No escuro é mais fácil desativar os sentidos e relaxar.
– Tome um banho antes de dormir, para ajudar a relaxar os músculos e opte por roupas confortáveis.
– Não durma durante o dia: uma sesta ou soneca de até 15 minutos depois do almoço podem fazer maravilhas pela sua produtividade. Mas não durma por longos períodos durante o dia, isso prejudica o sono noturno e ajuda a aprofundar crises de sono continuadas.
– Remédios para dormir: evite soníferos e calmantes, salvo sob orientação médica. NUNCA se automedique, e se você sentir que sua medicação está perdendo o efeito, procure o seu médico – não aumente a dose do medicamento sem orientação de seu médico.
– LEMBRE: não tente resolver seus problemas para a cama. A cama é o local para você relaxar e descansar. Nela você não irá resolver seus problemas.
Elaboração: Elaborada por: Lucia Helena da Silva Mendes – Diretora de Negócios – Province Saúde – Consultoria, Treinamento de Recursos Humanos e Tecnologia da Informação.
[email protected] – www.provincesaude.com.br