Durante o 1º Congresso Nacional de Hospitais Privados, organizado pela Anahp, o Secretário da Saúde do Estado de São Paulo, Giovanni Guido Cerri, falou ao Saúde Web sobre Parcerias Público Privadas (PPPs) no Brasil.
Saúde Web: As PPPs são a forma ideal de integração entre público e privado?
Guido Cerri: Vejo as PPPs como uma possibilidade que está sendo explorada no Brasil, no sentido de combinar uma estrutura pública com uma gestão privada. E combinar os interesses de Estado e da área privada em prol de um bom serviço público.
Mas há diversos tipos de parcerias. Existem ações na área de ensino, indústria farmacêutica, várias formas de interação. Por exemplo em São Paulo mais de 50% das internações SUS são feitas em hospitais privados.
Saúde Web: Quais outras formas de parcerias existem em São Paulo?
Guido Cerri: Temos colaboração da iniciativa privada na área de Recursos Humanos, com capacitação de profissionais de saúde como, por exemplo, formação de gestores para o setor público.
A Fundação para o Remédio Popular (Furp), da Secretaria do Estado Saúde, é uma indústria que produz medicamentos e nós temos uma fábrica em Américo Brasiliense onde nos pretendemos desenvolver uma PPP com uma indústria farmacêutica privada, podendo produzir remédios com um custo menor e que são consumidos em grande quantidade no Estado de São Paulo.
Tags