O novo Programa de Avaliação do Nível de Maturidade de Sistemas de Integridade – QualIES, desenvolvido pelo Instituto Ética Saúde (IES) tem ganhado relevância entre as empresas do setor, de acordo com a Aliança Brasileira da Indústria Inovadora em Saúde (ABIIS). A iniciativa progride no âmbito das empresas associadas e se estabelece como uma ferramenta de autorregulação e reconhecimento público para organizações dedicadas à ética, transparência e responsabilidade social.

É considerado uma ferramenta para o setor de compliance, pois tem como objetivo analisar a maturidade do Sistema de Gestão de Compliance. “O QUALIES, desde a sua gênese, tinha como objetivo servir como um apoio não só a todas associadas do Ética, mas também a todas as empresas e organizações do setor, servindo como um termômetro de maturidade da implantação de práticas de compliance e servindo de referência para um processo de melhoria interna dessas práticas”, diz o presidente do IES, Eduardo Winston Silva.

De olho na transparência

A Certificação QualIES atesta o comprometimento de empresas com práticas éticas e transparentes

Importante destacar que o Instituto Ética Saúde é uma entidade sem fins lucrativos dedicada a fortalecer a cultura ética e transparente no setor de saúde, assegurando a sustentabilidade do segmento e a proteção do paciente e com o objetivo de estimular a concorrência justa no mercado.

“O propósito do programa QualIES é validar, por meio de uma auditoria externa, o nível de maturidade e a efetividade dos sistemas de integridade, servindo como uma chancela de credibilidade junto a parceiros, clientes e à sociedade. Ele fortalece o engajamento das empresas de saúde no processo do diálogo ético e de responsabilidade social”, destaca o diretor executivo do IES, Filipe Venturini Signorelli.

Na prática

A SP Intervention (SPI) – empresa integrante do grupo internacional Bunzl, com sede em Londres e atuação no segmento de distribuição de dispositivos médicos – é uma das empresas certificadas. Em entrevista para a ABIIS, a Compliance Officer, Aline Rodrigues, explica que a certificação reforça o compromisso da organização com a ética e a transparência em todas as etapas da cadeia de valor. “A integridade é um pilar essencial para que a atuação global da SPI seja reconhecida por sua contribuição ao mercado de dispositivos médicos. Como associada do Instituto Ética Saúde, a empresa conquistou a certificação QualIES, que valida seu modelo de atuação e comprova o comprometimento com elevados padrões éticos e de compliance. A SPI acredita que a qualificação contínua das organizações fortalece um setor de saúde mais íntegro, sustentável e focado na qualidade de vida dos pacientes”.

Filipe Venturini reforça que, mais do que um selo, o QualIES é um sinal de compromisso público com a integridade, um diferencial competitivo que demonstra maturidade e responsabilidade social. “Não estamos falando de preço, estamos falando de valor. Esse certificado agrega muito para as empresas e para suas relações negociais. Cada nova certificação representa um avanço rumo a um setor da saúde mais ético, transparente e sustentável”, finaliza.