Ficar horas estudando, deixando de lado os amigos, família e o (a) namorado (a). Noites sem dormir, datas importantes longe de todos. Um sacrifício que não termina na formatura.
Essa é um pouco da vida daqueles que exercem a medicina. Muito mais que uma escolha, uma opção de vida que normalmente é feita ainda quando se é criança.
Depois de tanto estudo é chegado o momento de se dedicar ao próximo, declarando em juramento:*
“Eu, solenemente, juro consagrar minha vida a serviço da Humanidade.
Darei como reconhecimento a meus mestres, meu respeito e minha gratidão.
Praticarei a minha profissão com consciência e dignidade.
A saúde dos meus pacientes será a minha primeira preocupação.
Respeitarei os segredos a mim confiados.
Manterei, a todo custo, no máximo possível, a honra e a tradição da profissão médica.
Meus colegas serão meus irmãos.
Não permitirei que concepções religiosas, nacionais, raciais, partidárias ou sociais intervenham entre meu dever e meus pacientes.
Manterei o mais alto respeito pela vida humana, desde sua concepção. Mesmo sob ameaça, não usarei meu conhecimento médico em princípios contrários às leis da natureza.
Faço estas promessas, solene e livremente, pela minha própria honra”.
Mas esse trabalho, quando exercido em parceria, como em uma Cooperativa, neste caso, o Sistema Unimed, traz resultados ainda mais significativos, para o médico e para seus pacientes.
Hoje de cada 10 médicos no Brasil, três são cooperados Unimed que oferecem atendimento de excelência a mais de 18 milhões de beneficiários em 83% do território nacional o que a torna a maior cooperativa de trabalho médico do mundo.
A Unimed Paulistana parabeniza a esses profissionais que dedicam sua vida a cuidar da vida de outras pessoas, com dedicação, respeito, ética e responsabilidade.
*Juramento de Hipócrates