Dia 26 de outubro, acontece em Guarulhos o 1º Encontro de Acromegalia do Estado de São Paulo. O objetivo do encontro, criado pela Associação Paulista dos Familiares e Amigos dos Portadores de MPS e Doenças Raras (APMPS-Raras), é orientar familiares, pacientes e profissionais cuidadores, a como lidar com a patologia, sugerir tratamentos, falar sobre os direitos e deveres do cidadão e de como ter uma melhor qualidade de vida.

“Será uma oportunidade única de troca de informações entre pessoas que sofrem do mesmo mal. Além disso, especialistas da área vão levar conhecimento adequado, mostrarão novos estudos e atualizações em tratamentos, e cuidados no manejo de pacientes, que sofrem direta ou indiretamente com a acromegalia, para que possam ter uma melhor qualidade de vida”, destaca Regina Próspero, diretora presidente da APMPS-Raras.

A Acromegalia é uma síndrome causada pelo aumento da secreção do hormônio de crescimento (GH e IGF-I). Trata-se de uma doença rara e que causa alterações faciais importantes. Por ocorrer na fase adulta, e se dá nas partes “moles” com o crescimento das extremidades como mãos, pés, maxilar, lábios, nariz, além de alguns órgãos internos como coração e fígado.

Nina Musolino, presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), destaca que a doença é causada por excesso do hormônio de crescimento motivado geralmente por um tumor na glândula hipófise. O endocrinologista é profissional responsável pelo diagnóstico e indicação de tratamento correto da acromegalia.

Serviço:

Data: 26 de outubro

Local: Hotel Mônaco, na cidade de Guarulhos

Horário: de 08h às 18h

Inscrições: www.apmps.org.br / (11)2414-3060