No sábado (14/7), acontece em Brasília o III Fórum AMIB de Fisioterapia. O encontro é destinado aos profissionais de fisioterapia que atuam nas Unidades de Terapia Intensiva e conta com o apoio da Sociedade Brasiliense de Medicina Intensiva. Segundo Antônio Carlos Magalhães Duarte, presidente do Departamento de Fisioterapia da AMIB (Associação de Medicina Intensiva Brasileira), 50% dos pacientes graves, que saem das UTIs, não regressam à sociedade totalmente aptos fisicamente.
“A sobrevida dos pacientes criticamente enfermos tem aumentado em consequência da evolução tecnológica, científica e da interação multidisciplinar”. Contudo, a incidência de complicações decorrentes dos efeitos da imobilidade na unidade de terapia intensiva (UTI) contribui para o declínio funcional, aumento dos custos assistenciais, redução da qualidade de vida e sobrevida pós-alta’, explicou o profissional fisioterapeuta intensivista.
De acordo com o profissional, o resgate da mobilidade do paciente deve ser o mais rápido possível, ainda no leito de internação. O tema “Mobilização Precoce, Reabilitação e Atividade Física” será abordado em diferentes aspectos durante o evento. “Um dos motivos que leva à demora da atuação do fisioterapeuta no tratamento dos pacientes críticos em nosso país é a ausência de padronização para esse tipo de procedimento com os pacientes críticos”, disse.
E esse será outro importante momento da discussão, pois o Departamento de Fisioterapia da AMIB acaba de lançar suas “Recomendações”. O documento é inédito e traz situações e tratamentos para fisioterápicos para esses pacientes. “A fisioterapia é uma ciência capaz de promover a recuperação e preservação da funcionalidade do paciente, podendo minimizar complicações e, assim, entregar o indivíduo apto a seguir com sua vida na sociedade”, reforça Duarte.
Local do evento: LBV – SGAS 915 – Lote 75/76 – Asa Sul Brasília – DF
Mais informações: www.amib.org.br/forum-fisioterapia
Fontes para entrevistas:
Antônio Carlos Magalhães Duarte – presidente do Departamento de Fisioterapia da AMIB (Associação de Medicina Intensiva Brasileira)
José Aires de Araújo Neto – presidente do Departamento de Fisioterapia da SOBRAMI (Sociedade Brasiliense de Medicina Intensiva)
Informações à Imprensa:
Teca Pereira ([email protected])
Fones: 11-5098-1111 / 11-9214-7117 /11-9114-3724