Especialista comemora grandes avanços na luta contra a doença

Em 8 de Abril, Dia Mundial de Combate ao Câncer, o hematologista do Hospital Carlos Chagas, em Guarulhos, Rodrigo Santucci, comemora o avanço farmacológico e tecnológico para conter a doença. Ele afirma que é muito importante o profissional estar vinculado a algum Centro de Pesquisa para disponibilizar para as pessoas os novos tratamentos.

Segundo o médico, a luta do hematologista é diária, vendo pacientes, às vezes muito jovens, vitimados por vários tipos de Câncer, porém atualmente existe um grande potencial de cura . Os tipos de Câncer mais comuns são o de Mama , na mulher e, de Próstata nos homens. Dai a necessidade de exames regulares para identificar a possibilidade da doença precocemente.

Santucci alerta que as mulheres com idade superior a 40 anos , devem fazer mamografia anualmente, além de fazerem o autoexame no banho, uma vez ao mês. Pesquisas apontam que um em cada quatro homens poderá ter Câncer de Próstata. A recomendação é que se faça o exame uma vez por ano a partir dos 45 anos.

O Câncer ainda pode fazer vítimas fatais , mas os profissionais se empenham em conseguir o tratamento adequado para combater a doença. A prevenção é a melhor opção. Há necessidade de hábitos saudáveis , alimentação balanceada, prática de esportes e fazer os exames regularmente na busca da saúde e bem estar.