• Redução da atividade da doença, prevenção de danos articulares e preservação da função física foram as três metas avaliadas
• A análise dos dados de pacientes com artrite reumatoide (AR) já estabelecida demonstrou que 19% dos pacientes tratados com HUMIRA mais metotrexato atingiram simultaneamente as três metas de tratamento em um ano, contra 5% dos pacientes tratados com placebo mais metotrexato.
• Já a análise dos dados de pacientes com AR inicial (aqueles que receberam em fase de extensão aberta HUMIRA + MTX após resposta inadequada a 26 semanas de MTX em monoterapia) mostrou que 29% dos pacientes atingiram as três metas de tratamento em um ano
Durante o Encontro Científico Anual do American College of Rheumatology (ACR – 10 a 14 de novembro, Washington-DC), a Abbott apresentou resultados da análise post-hoc (dados analisados que não fazem parte dos objetivos estabelecidos para o estudo) do tratamento de pacientes com artrite reumatoide (AR) inicial e já estabelecida, de moderada a grave, a partir de três estudos controlados e randomizados (DE019, OPTIMA e PREMIER). A análise avaliou o alcance simultâneo de três metas de tratamento: baixa atividade da doença, função física normal e ausência de progressão radiográfica em um ano.
Principais Resultados dos Estudos
• Em pacientes com AR estabelecida, 19% (40/207) dos pacientes tratados com HUMIRA mais metotrexato alcançaram as três metas de tratamento em um ano, contra 5% (10/200) obtidos pelo grupo de pacientes tratados com placebo mais metotrexato (estudo DE019).
• 29% (102/348) dos pacientes com AR inicial tratados com HUMIRA mais metotrexato (após resposta inadequada ao tratamento com metotrexato em monoterapia por 26 semanas) atingiram as três metas de tratamento em um ano (estudo OPTIMA). Estes índices foram comparáveis aos obtidos no estudo PREMIER, que analisou os dados de pacientes com AR inicial e sem tratamento prévio com metotrexato e então tratados com HUMIRA mais metotrexato (32% dos pacientes atingiram as três metas de tratamento).
A remissão clínica (falta de sinais e sintomas significativos de atividade inflamatória da doença) deve ser a principal meta de tratamento, segundo as recomendações de tratamento estabelecidas pela Sociedade Americana de Reumatologia (ACR) e pela Liga Europeia Contra Reumatismo (EULAR). Para pacientes com a doença já estabelecida, ambas as entidades recomendam considerar a baixa atividade da doença como uma medida alternativa.
“Nos últimos anos, temos discutido a necessidade de ampliar as estratégias de tratamento da doença – como, além de medir a atividade da doença, medir as alterações estruturais e o impacto funcional – o que pode ajudar médicos e pacientes a minimizarem os efeitos irreversíveis da doença”, afirmou Dr. Edward Keystone, Professor de Medicina da Universidade de Toronto, Canadá. “Esta análise avalia se esta é ou não uma meta realística de tratamento dos pacientes com AR e destaca o potencial de HUMIRA para ajudar os pacientes a atingir as três metas principais de tratamento. Esta análise também corrobora que as taxas de resposta tendem a serem maiores em pacientes diagnosticados os e tratados mais precocemente”.
Todos os estudos nesta análise também compararam o uso de HUMIRA mais Metotrexato com placebo mais Metotrexato. Os resultados são baseados em uma análise post-hoc.
“Os avanços obtidos na última década oferecem novas opções de tratamento para um melhor controle da AR, incluindo a redução de sinais e sintomas, melhora da função física e inibição da progressão do dano articular”, afirmou John R Medich, Ph. D, vice-presidente da divisão de Pesquisa e Desenvolvimento em Imunologia da Abbott. “Acreditamos que os possíveis efeitos da AR precisam ser considerados numa abordagem mais ampla de tratamento, que leve em conta não somente a melhora do sintoma, mas também outras importantes medidas”.
Artrite Reumatoide – A artrite reumatoide é uma doença inflamatória crônica que pode começar em qualquer articulação do corpo, mas geralmente surge nas pequenas articulações dedos, mãos e punhos. Diferente da osteoartrite, a artrite reumatoide (a forma mais comum de artrite) é uma doença autoimune que ocorre quando o sistema imunológico não funciona corretamente e ataca as articulações saudáveis. Os principais sintomas incluem dor, inchaço e rigidez articular. A AR afeta aproximadamente 1 por cento da população adulta de todo o mundo.
Os Estudos
• DE019 é um estudo de fase 3, randomizado, com uso controlado de placebo, em que os pacientes com AR estabelecida e com resposta inadequada ao tratamento com metotrexato foram randomizados para o tratamento, por um ano, com HUMIRA (em diferentes doses) mais metotrexato ou placebo mais metotrexato. Os resultados deste estudo clínico demonstraram a superioridade clínica, funcional e radiográfica do tratamento com HUMIRA mais metotrexato sobre o tratamento com placebo mais metotrexato.
• OPTIMA é um estudo multicêntrico, randomizado, de 78 semanas, e de duas fases, que incluiu 1032 pacientes de 18 anos ou mais e sem tratamento prévio com metotrexato, com a doença em fase inicial (menos de 1 ano) moderada a grave.
• PREMIER – estudo de fase 3, randomizado, controlado, com pacientes sem tratamento prévio com metotrexato e com a doença inicial moderada a grave. Os resultados deste estudo demonstraram a superioridade radiográfica, clínica e funcional da terapia combinada sobre os tratamentos em monoterapia.
Sobre HUMIRA – HUMIRA (adalimumabe) é um medicamento usado como monoterapia ou em combinação com metotrexato ou com outros medicamentos, com a meta de reduzir os sinais e sintomas da artrite reumatoide moderada a grave em pacientes adultos. Pode prevenir danos futuros às articulações nas juntas e ossos e pode ajudar na capacidade de realizar as atividades rotineiras.
Sobre a Abbott
A Abbott é uma empresa global de saúde, diversificada, dedicada à descoberta, ao desenvolvimento, produção e comercialização de produtos farmacêuticos e médicos, incluindo produtos nutricionais, dispositivos médicos e diagnósticos. A companhia emprega aproximadamente 91.000 pessoas e comercializa seus produtos em mais de 130 países.