A primeira fase do projeto foi o maior treinamento presencial de farmacêuticos do mundo e capacitou 1.900 pessoas em 18 meses
Com o objetivo de capacitar farmacêuticos para o controle e tratamento de pacientes com diabetes, a ADJ Diabetes Brasil está promovendo o curso on-line “Aprimoramento em Diabetes para Farmacêuticos” (Aprifarma). As inscrições já estão abertas e a iniciativa começa em novembro.
O intuito é atingir mais de 60 mil farmacêuticos no país. A ADJ Diabetes Brasil (ADJ) tem parceria com a Federação Internacional de Diabetes (IDF), do Conselho Federal de Farmácia (CFF), do Conselho Regional de Farmácia de São Paulo (CRF-SP) e do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (Sindusfarma), e com o apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Ministério da Saúde, Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar), Federação Interestadual dos Farmacêuticos (Feifar) e Sociedade Brasileira de Diabetes.
A capacitação permitirá ao farmacêutico das diversas áreas de atuação o aprendizado dos conteúdos utilizando a mais adequada tecnologia disponível em e-learning, que inclui recursos multimídia associados ao acompanhamento por monitores especializados. Na plataforma do Aprifarma, haverá ferramentas de comunicação que permitirão que o aluno aprenda em seu tempo livre, necessitando apenas de um computador com conexão à internet.
A ideia de promover um curso específico em diabetes para o farmacêutico surgiu da iniciativa de Sergio Metzger, coordenador geral do Aprifarma e presidente área governamental da IDF para a América Latina, logo após a edição da RDC 44/2009 pela Anvisa. A norma estabeleceu critérios para prestação de serviços farmacêuticos, dentre os quais, a glicemia capilar. No entanto, para a prestação de um serviço com melhor qualidade, havia a necessidade de conhecimento de suas peculiaridades.
O diferencial desta capacitação é que os tutores são profissionais de saúde que trabalham e têm larga experiência em diabetes. “Abordaremos o diabetes de maneira global, desde noções gerais de diabetes mellitus (DM), modalidades de tratamento para os diferentes tipos de DM, complicações agudas e crônicas do diabetes e monitorização da glicemia”, acrescentou José Vanilton de Almeida, coordenador educacional do Aprifarma.
O programa prévio educacional irá abordar o Diabetes Mellitus, desde noções gerais, incluindo conceito, classificação, fisiopatologia, fatores de risco, epidemiologia, critérios para diagnósticos, sintomas, formas de tratamentos para DM1 e DM2, interações medicamentosas, complicações e técnicas de monitorização e de insulinização. O programa está dividido em módulos com perguntas específicas, para revisão sobre retenção dos conteúdos e com uma prova ao final para certificação. Serão avaliadas as possibilidades para a realização de Oficinas presenciais por região, onde serão explorados os aspectos mais práticos da monitorização glicêmica e da insulinização.
Segundo Sergio Metzger, “o farmacêutico é o profissional da saúde que tem a maior frequência de contato com o paciente diabético. Seu papel como educador pode ser desempenhado por meio de orientação do paciente nos mais diferentes aspectos da doença e, em particular, em relação ao uso racional de medicamentos”.
“O farmacêutico atua como educador, não apenas em relação ao diabetes, mas em relação a outras doenças, principalmente, aquelas de alta prevalência na população. Este novo conceito será a alavanca que impulsionará a profissão e a importância das farmácias a patamares mais elevados junto à comunidade e aos demais profissionais da área de saúde. Portanto, ganha o paciente que tem seu diabetes e/ou dislipidemia detectado mais precocemente, a farmácia recebe um cliente fiel, o médico ganha um novo paciente, o laboratório que passa a receber um novo paciente, e todo o sistema de saúde, para o qual o custeio decorrente do diagnóstico tardio é muito mais elevado”, aponta Sergio.
As inscrições têm o custo de R$35,00 e podem ser feitas por meio do portal:http://aprifarma.adj.org.br, ou envio do email para Fabricia: [email protected].