O Hospital Israelita Albert Einstein inaugurou, neste mês, um Centro de Excelência em Cirurgia Bariátrica.

Com núcleos multidisciplinares de consultoria alimentar, atividades físicas, suporte psicológico e intervenções clínicas, o hospital disponibilizou uma infra-estrutura para todas as demandas desde prevenção, diagnóstico, tratamento a reabilitação da saúde.

Com capacidade instalada para realizar 15 cirurgias de redução de estômago, o hospital constatou que a obesidade é um dos sete motivos mais freqüentes em ligações para o serviço telefônico do Einstein.

De acordo com a instituição, cerca de 70% dos pacientes que entram em contato por conta da obesidade, e buscam tratamento clínico para o problema, são encaminhados para procedimentos endocrinológicos não invasivos; 30% recebem a indicação de gastrocirurgia a partir de diagnósticos de especialistas.

No Brasil, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que 40% de toda população – aproximadamente 72 milhões de brasileiros – estão com sobrepeso e os outros 6% já são considerados obesos. Por ano, mais de 80 mil óbitos são registrados por conta da doença.