Estudos mostram que aproximadamente 30% dos tipos de câncer poderiam ser evitados com alimentação equilibrada, controle de peso e atividade física. Segundo Camila Polakowski, nutricionista clínica do Hospital Erasto Gaertner, de Curitiba, algumas mudanças alimentares podem ajudar a reduzir os riscos de desenvolvimento da doença. “Frutas, verduras, legumes e cereais integrais contêm nutrientes como vitaminas, fibras e compostos que auxiliam as defesas naturais do corpo”, revela.
Alguns alimentos, quando consumidos em excesso, parecem fornecer o ambiente adequado para o crescimento de uma célula cancerígena. “São os alimentos ricos em gorduras, como: carne com gordura aparente, frituras, molhos com maionese, leite integral e derivados, bacon, presunto, salsicha, linguiça, mortadela, pele de frango, biscoitos doces e salgados, salgadinhos, entre outros”, avalia.
Fique atento: consumir cinco ou mais porções diárias de uma variedade de vegetais e frutas; beba 8 a 10 copos de água ao dia; prefira alimentos integrais; retire a pele aparente da carne; dê preferência aos alimentos desnatados (iogurte, leite), assados ou grelhados; controle o consumo de alimentos refinados (doces, balas, tortas); controle o consumo de alimentos industrializados; mantenha o peso dentro da normalidade.
Serviço:
Hospital Erasto Gaertner
R. Dr. Ovande do Amaral, 201 – Jardim das Américas
CEP 81.520-060 – Curitiba/PR
Telefone: (41) 3361-5000
www.erastogaertner.com.br