Sob a responsabilidade técnica do Dr. Carlos Buchpiguel, laboratório também conta com sala para realização do procedimento especialmente decorada para propiciar acolhimento aos pacientes
Atento aos avanços da medicina e com o objetivo de oferecer as melhores opções de diagnóstico aos pacientes, o Alta Excelência Diagnóstica, laboratório voltado para o segmento Premium, disponibiliza um dos equipamentos de PET-CT (Tomografia por Emissão de Pósitrons) mais rápidos do mercado, com capacidade para realizar estudos do corpo inteiro em até cinco minutos. O exame é um dos métodos mais eficientes para a identificação e acompanhamento de alguns tipos de câncer, doenças do coração e neuropsiquiátricas.
Unindo recursos diagnósticos da Medicina Nuclear (PET) e da Radiologia (CT), o equipamento sobrepõe as imagens metabólicas (PET) às imagens anatômicas (CT), produzindo assim um terceiro tipo de imagem. “Fazendo analogia com um mapa meteorológico, podemos dizer que as áreas quentes e frias representam o PET e o mapa, o CT. Ou seja, enquanto o exame PET demonstra a função biológica do corpo antes que mudanças anatômicas ocorram, o exame CT fornece informações sobre a anatomia do corpo como tamanho, formato e localização”, explica o Dr. Carlos Buchpiguel, responsável pelo setor de Medicina Nuclear e Imagem Molecular do Alta Excelência Diagnóstica.
“Este aparelho permite realizar exames em um curto espaço de tempo, sem perda de qualidade nos resultados, com alta eficiência e segurança”, continua o médico. Sua tecnologia ainda permite ao corpo clínico adquirir imagens em 3D e 4D, corrigindo falhas produzidas pelos movimentos respiratórios ou por pequenos movimentos do corpo. “Trata-se de um recurso muito útil para exames realizados em crianças ou pessoas com dificuldade de ficar na mesma posição por muito tempo”, diz o médico.
De acordo com ele, este exame ainda pode trazer um benefício adicional ao paciente. “O procedimento pode auxiliar o médico a contraindicar procedimentos mais invasivos ou cirúrgicos, quando a doença neoplásica (câncer) já se encontra em estágio muito avançado”.
O Alta também aposta no conceito de humanização para garantir mais conforto e comodidade aos pacientes. Exemplo disto é o painel ilustrativo existente dentro da sala de realização do exame de PET-CT na unidade Parque Ibirapuera, que reproduz a vista do local. O detalhe na decoração, acompanhado dos itens de rouparia diferenciados, compostos por peças de algodão egípcio com 600 fios, tem o intuito de proporcionar um clima de acolhimento aos usuários. Outra vantagem é contar com a conveniência do estacionamento de ambulância em frente à sala do exame, permitindo que a entrada do paciente seja exclusiva e privativa.